Moedas Globais: dólar sobe ante rivais após Fed manter juros, mas indicar chance de aperto

Estadão Conteúdo

Publicado 20.09.2023 14:21

Atualizado 20.09.2023 17:40

Moedas Globais: dólar sobe ante rivais após Fed manter juros, mas indicar chance de aperto

O dólar reverteu perdas de mais cedo e se fortaleceu ao final da tarde na comparação com rivais, após o Federal Reserve (Fed) manter juros, mas deixar a porta aberta para possível novo aperto à frente. O movimento amplificou a pressão sobre libra, que já havia batido mínimas em quatro meses ante a moeda americana após a inesperada desaceleração da inflação no Reino Unido.

Por volta das 17h (de Brasília), o índice DXY, que mede a divisa dos EUA ante seis rivais fortes, avançava 0,20%, a 105,367 pontos, com euro em baixa a US$ 1,0663.

"O presidente Jerome Powell e o Fed enviaram uma mensagem inequivocamente hawkish de juros altos por mais tempo na reunião de hoje do FOMC", resume o Citi, em referência ao Comitê Federal de Mercado Aberto.

Como esperado, o Fed manteve suas taxa de juros inalteradas entre 5,25% e 5,50%.No entanto, o gráfico de pontos indicou que 12 esperam uma alta de 25 pontos-base ainda neste ano. "A economia americana está forte demais e esse ritmo de ciclo de altas de taxas durará bem mais do que Wall Street gostaria", comentou o analista da Oanda Edward Moya.

Assim, o dólar subia a 148,15 ienes, enquanto a libra recuava a US$ 1,2345. A moeda britânica já vinha pressionada desde a divulgação do dado de inflação ao consumidor (CPI), que desacelerou e ampliou a possibilidade de o Banco da Inglaterra (BoE) optar por manter juros na reunião de amanhã. No geral, analistas ainda esperam um novo aumento, mas a decisão pode ser divida.

"Com a desaceleração da atividade econômica do Reino Unido, o arrefecimento da inflação e as expectativas de taxa do BoE significativamente reduzidas, a libra esterlina tem agora o pior desempenho das principais moedas quando analisada último mês", comentou a Convera em relatório.

Entre outras moedas, o dólar recuava a 7,2882 yuans nos negócios onshore, depois que o Banco do Povo da China (PBoC) manteve inalteradas as taxas de referências para empréstimos (LPR, na sigla em inglês) de 1 e 5 anos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações