Moedas Globais: dólar sobe ante rivais com busca por segurança

Estadão Conteúdo

Publicado 12.10.2021 15:01

Atualizado 12.10.2021 18:10

Moedas Globais: dólar sobe ante rivais com busca por segurança

O dólar se fortaleceu antes os pares nesta terça-feira, 12, em meio a um movimento de busca por segurança no exterior e diante das expectativas para a inflação de setembro nos Estados Unidos, que será divulgada nesta quarta-feira, 13.

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 113,58 ienes, o euro recuava a US$ 1,1535 e a libra tinha baixa a US$ 1,3590. O índice DXY, que mede a variação da moeda dos EUA contra seis rivais, registrou ganho de 0,21%, a 94,516 pontos.

"O dólar se manteve amplamente estável, já que as preocupações com o crescimento global e a inflação mantiveram o caráter de porto seguro bem apoiado", comenta o analista de mercado Joe Manimbo, da Western Union.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) americano deve subir 0,3% em setembro, em relação a agosto, de acordo com a mediana das estimativas do Projeções Broadcast, em ritmo igual ao registrado no mês anterior. No entanto, o núcleo do indicador, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, deve mostrar aceleração, de 0,1% em agosto para 0,2% em setembro.

O dado vem no momento em que uma crise energética global, causada por restrições de oferta, alimenta temores de pressão inflacionária no mundo.

"Embora a força do dólar tenha se mostrado seletiva, ela permanece apoiada por ações instáveis e preocupações com a alta dos preços do petróleo, que agrava os ventos contrários à recuperação global", diz Manimbo.

Em discurso hoje, o presidente da distrital de Atlanta do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Raphael Bostic, disse que os gargalos de oferta, que pressionam os preços para cima, podem durar mais do que o previsto.

O vice-presidente do Fed, Richard Clarida, por sua vez, afirmou que o "progresso substancial" em direção à meta de máximo emprego, pré-requisito para o início da redução gradual das compras de ativos, está "quase completo". A previsão do mercado e dos analistas, em geral, é de que o BC dos EUA anuncie o processo chamado de tapering em novembro.

"No passado, esse tapering levou a mais ganhos do dólar e acreditamos que essa dinâmica continuará a ocorrer nas próximas semanas", afirmam analistas do TD Securities.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações