Moedas Globais: dólar sobe com mau humor do mercado, após Powell sugerir que juros podem subir

Estadão Conteúdo

Publicado 09.11.2023 15:09

Atualizado 09.11.2023 18:40

Moedas Globais: dólar sobe com mau humor do mercado, após Powell sugerir que juros podem subir

O dólar avançou contra rivais nesta quinta-feira, 9, depois de passar a maior parte do dia operando sem direção única no exterior. A moeda norte-americana conseguiu firmar o sinal positivo depois que o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, frisou que não hesitará em voltar a subir juros caso julgue necessário. Entre emergentes, o peso mexicano teve forte impulso, na esteira da decisão do BC do México de manter sua taxa de política monetária inalterada.

Powell buscou reiterar a postura cautelosa da instituição no atual contexto, a fim de garantir que a inflação retorne à meta de 2%. As falas do presidente se sobrepuseram à incerteza que predominou durante o dia, com o índice DXY andando de lado, enquanto o mercado tentava pescar pistas sobre a trajetória de juros nas declarações de outros dirigentes do Fed. No fim, o DXY fechou em alta de 0,30%, a 105,91 pontos. O dólar, por sua vez, subia a 151,36 ienes.

Para a Capital Economics, o dólar deverá se valorizar nos próximos meses, antes de enfraquecer em 2024 à medida que o Fed se mova em direção a um relaxamento e as perspectivas para a economia global melhorem.

O euro, que testou alta contra o dólar ao longo do dia, baixava a US$ 1,0668 , por volta das 17 horas (de Brasília). Os investidores também digeriram as falas de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) pela manhã.

O vice-presidente da instituição, Luis de Guindos, disse que é prematuro discutir corte de juros, ao passo que o dirigente Villeroy de Galhau destacou que não prevê alta de juros a menos que ocorra algum choque ou surpresa.

A libra, por sua vez, recuava a US$ 1,2222. No Reino Unido, os mercados repercutiram a declaração do economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE), Huw Pill, de que política monetária da instituição precisará ficar restritiva por um "período estendido". Mas Pill amenizou ao ressaltar que o BoE não pode fazer promessas para a perspectiva dos juros.

Fora do eixo das economias avançadas, o dólar se apreciava contra o peso mexicano, com pressão adicional após o Banco Central do México (Banxico) optar por manter seus juros em 11,25% ao ano. No horário citado, o dólar subia a 17,8879, de 17,5617 pesos no fim da tarde de ontem.

No câmbio paralelo da argentina, o dólar blue suspendeu a trégua recente e saltou 60 pesos argentinos, negociado a 950 pesos no final da tarde, de acordo com o jornal Ámbito Financiero. Investidores voltam a buscar cobertura na moeda americana, antes do segundo turno das eleições presidenciais, marcado para 19 de novembro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações