Moedas Globais: DXY fecha perto da estabilidade, mantendo nível após Jackson Hole

Estadão Conteúdo

Publicado 30.08.2021 14:29

Atualizado 30.08.2021 17:40

Moedas Globais: DXY fecha perto da estabilidade, mantendo nível após Jackson Hole

O dólar operou sem direção única e sem grande impulso ante moedas rivais, mantendo níveis similares aos do término da sessão anterior, marcada pelo discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, no simpósio anual de Jackson Hole. A estabilização da moeda dos EUA ocorre também durante um feriado bancário em Londres que manteve as operações locais fechadas e reduziu a liquidez no mercado cambial.

O índice DXY, que calcula a variação do dólar ante seis pares fortes, recuou 0,04%, aos 92,653 pontos, enquanto o euro subia a US$ 1,1802, a libra caía a US$ 1,3764, no fim da tarde em Nova York. Já a divisa americana apreciava a 109,89 ienes no mesmo horário.

Analistas do Goldman Sachs preveem um período de estabilidade para o dólar, agora que a linha do tempo para o tapering - como é chamado o processo de retirada gradual de estímulos monetários - pelo Fed já está amplamente precificada pelo mercado, após os comentários de dirigentes do BC americano, incluindo os do presidente Jerome Powell na última sexta-feira. O banco espera um anúncio oficial em novembro e início da redução no mês seguinte, com término das compras em setembro de 2022.

Em Jackson Hole, Powell admitiu a possibilidade do Fed iniciar o tapering este ano, mas minimizou a alta inflacionária no país e alertou para o potencial impacto da variante delta do coronavírus sobre a economia dos EUA. Hoje, a presidente da distrital de Cleveland do Fed, Loretta Mester, disse à Reuters que não está convencida de que a recente alta nos níveis de preços sustentará a inflação no país acima de 2% ano "por algum tempo", como quer o BC americano.

"Para recomendar operações vendidas de dólar, gostaríamos de ver evidências de que a atual onda de surtos de coronavírus em todo o mundo atingiu seu pico, bem como outros sinais de que as pressões inflacionárias dos EUA diminuíram", completam os analistas do Goldman.

"O mercado cambial estava bastante calmo nesta segunda-feira, com o maior centro comercial do mundo, Londres, aproveitando um feriado bancário de verão", descreve o analista sênior Joe Manimbo, do Western Union, que aponta para o relatório de empregos dos EUA (payroll) de agosto, que sai na sexta-feira que vem, como o próximo grande evento para o mercado de câmbio.

Na seara de indicadores, a Associação Nacional de Corretoras (NAR, na sigla em inglês) afirmou que as vendas pendentes de imóveis nos EUA recuaram 1,8% entre junho e julho, contrariando a expectativa de alta de 0,5% no período. Na Europa, o índice de sentimento econômico recuou a 117,5 em agosto, abaixo do esperado pelo mercado, enquanto o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) alemão acelerou para alta de 3,9% na comparação anual de agosto, confirmando a projeção de analistas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações