Moedas Globais: DXY fecha quase estável, em dia de libra fraca

Estadão Conteúdo

Publicado 24.06.2021 14:50

Atualizado 24.06.2021 18:11

Moedas Globais: DXY fecha quase estável, em dia de libra fraca

O dólar operou sem direção única ante moedas rivais nesta quinta-feira, pesando indicadores decepcionantes da economia americana e falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Já a libra enfraqueceu após o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) informar que decidiu manter sua política monetária durante a mais recente reunião do comitê da entidade.

O índice DXY, que mede a variação do dólar ante seis pares, subiu 0,01%, aos 91,814 pontos, fechando muito próximo da estabilidade. No fim da tarde em Nova York, o euro subia a US$ 1,1933, enquanto a divisa americana depreciava a 110,87 ienes. A libra esterlina, que caía a US$ 1,3930 no mesmo horário, evitou o recuo do índice.

A queda da divisa britânica se deu hoje diante da avaliação do mercado de que o BoE optou por uma postura menos "hawkish" em comparação com o Fed, que recentemente adiantou suas projeções de alta de juros e cujos dirigentes têm discutido a retirada de estímulos à economia. "Acreditamos que a política monetária no Reino Unido será apertada muito mais tarde do que a data que os mercados assumiram, de meados de 2022", prevê a Capital Economics, em relatório enviado a clientes.

Dentre os nove membros do Comitê de Política Monetária do BoE, apenas Andrew Haldane, que deixa a entidade no fim do mês, votou contra a manutenção do volume atual do programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês). Já a decisão de deixar a taxa básica de juros em 0,10% foi unânime.

Nos Estados Unidos, investidores acompanharam a divulgação das leituras finais do Produto Interno Bruto (PIB) e do índice de preços em gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) do primeiro trimestre, que vieram em linha com a estimativa anterior. Já o número de pedidos de auxílio-desemprego na semana passada veio acima do esperado, enquanto as encomendas de bens duráveis de maio subiram um pouco abaixo do consenso de analistas, na comparação com o resultado revisado de abril.

Também ficou no radar do mercado sinalizações distintas de dirigentes do Fed acerca da política monetária da entidade e a trajetória inflacionária dos EUA. Presidente da distrital de NY do BC americano, John Williams afirmou que a forte alta nos preços ao consumidor será temporária, enquanto o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, disse que o mercado "precisa saber" que um cenário de inflação "mais persistente" pode acontecer.

Entre moedas emergentes, destacou-se o desempenho do peso mexicano, impulsionado após o Banco Central do México (Banxico) elevar a sua taxa de juros em 25 pontos-base, para 4,25% ao ano, com o objetivo de frear avanços contínuos nas expectativas inflacionárias. Às 16h50, o dólar recuava a 19,9124 pesos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações