Moedas Globais: índice DXY do dólar alcança maior nível em 15 meses

Estadão Conteúdo

Publicado 11.11.2021 15:31

Atualizado 11.11.2021 18:40

Moedas Globais: índice DXY do dólar alcança maior nível em 15 meses

O índice DXY, que mede a força do dólar ante seis moedas rivais, alcançou seu maior nível em 15 meses nesta quinta-feira. O avanço se dá enquanto investidores ainda absorvem a inflação americana de outubro, que registrou a maior alta em 30 anos. Na Europa, dados fracos no Reino Unido pressionaram a libra.

O DXY fechou em alta de 0,35%, a 95,178 pontos. No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 114,08 ienes, o euro subia para US$ 1,1449 e a libra tinha alta a US$ 1,3363.

Analista da Western Union, Joe Manimbo afirma que os resultados altos da inflação nos EUA deram um forte impulso ao dólar ante rivais. "A explosão ofensiva do dólar rebaixou o euro e a libra às suas mais novas baixas de 2021 e empurraram o dólar canadense ao seu nível mais baixo em um mês", disse. Na análise do BBH, as expectativas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) antecipe a elevação da taxa básica de juros estão dando um grande estímulo à moeda americana.

No Reino Unido, a libra foi pressionada por dados abaixo do esperado na região e recuou ante o dólar. O Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre do país teve avanço menor do que o previsto na leitura primária, enquanto a produção industrial caiu em setembro, contrariando a expectativa de leve alta. A Capital Economics avalia que a economia britânica ainda deve perder impulso nos próximos meses.

Entre as emergentes, o peso argentino recuou ante a moeda americana. A inflação ao consumidor da Argentina em outubro avançou 3,2% ante o mês anterior. No fim do mês passado, o governo impôs o congelamento de preços de mais de 1,4 mil produtos para conter seus avanços.

O peso mexicano, por sua vez, se fortaleceu ante o dólar. Hoje, o Banco Central do México (Banxico) anunciou a elevação da taxa básica de juros do país de 4,75% para 5% ao ano. A Oxford Economics prevê que uma nova elevação de 25 pontos-base se dê na reunião de dezembro, antes que uma nova composição de dirigentes, mais dovish, decida pausar a normalização monetária frente a queda da inflação.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações