Moedas globais: índice DXY do dólar recua, em dia de ganhos para o euro

Estadão Conteúdo

Publicado 04.10.2021 14:23

Atualizado 04.10.2021 17:40

Moedas globais: índice DXY do dólar recua, em dia de ganhos para o euro

O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, caiu nesta segunda-feira. Além de um possível ajuste após ganhos recentes, inclusive na semana passada, a divisa foi pressionada pela força do euro, que avançou em meio a comentários em geral otimistas sobre o quadro na região da moeda comum pelo vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos.

No fim da tarde em Nova York, o dólar recuava a 110,94 ienes, o euro subia a US$ 1,1622 e a libra tinha alta a US$ 1,3613. O índice DXY teve baixa de 0,28%, a 93,776 pontos.

Entre os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), James Bullard (Saint Louis) afirmou que os riscos da inflação são de alta e que ela pode persistir por mais tempo do que o esperado.

Durante debate virtual, o dirigente destacou o choque recente na oferta e disse temer uma mudança de mentalidade no país sobre os preços, com empresas mais dispostas repassar altas de custos para os consumidores.

Já o vice do BCE demonstrou em geral otimismo sobre o crescimento no terceiro trimestre da zona do euro. Luis de Guindos disse que o impacto da variante delta não foi tão forte quanto o temido. E também comentou que o banco central avaliará, se for o caso, alternativas para o programa emergencial de compra de ativos (PEPP, na sigla em inglês) em dezembro.

A Western Union avaliou em relatório que o dólar "tomava um fôlego", com investidores na expectativa pela publicação do relatório de geração de vagas (payroll) na sexta-feira. Já sobre o euro, ela disse que o fôlego pode ser curto, caso nesta semana se confirmem algumas projeções modestas para dados da Alemanha.

O Nordea, por sua vez, destaca o quadro do yuan. Segundo análise do banco, alguns ventos contrários para a moeda da China começam a se intensificar.

A divergência na política monetária do país com a dos EUA é um fator, em meio também a preocupações com a desaceleração econômica chinesa e a casos como o da endividada incorporadora Evergrande (OTC:EGRNY). Nesse contexto, o banco acredita que a divisa local pode depreciar e o câmbio do dólar ficar na faixa entre 6,60 e 6,70 yuans.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações