Moedas Globais: índice DXY do dólar sobe, com mercado mais avesso a risco

Estadão Conteúdo

Publicado 23.03.2022 14:51

Atualizado 23.03.2022 18:10

Moedas Globais: índice DXY do dólar sobe, com mercado mais avesso a risco

O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, terminou o dia em alta, em uma sessão marcada pelo mercado mais avesso ao risco, com o petróleo em forte alta. Além disso, investidores estiveram de olho em comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Nos últimos dias, autoridades da instituição adotaram um tom mais hawkish para a perspectiva da política monetária.

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 121,15 ienes, o euro caía a US$ 1,1009 e a libratinha queda a US$ 1,3207. O DXY subiu 0,13%, a 98,622 pontos.

Na madrugada, o DXY operava perto da estabilidade, ganhando força ao longo do dia à medida que a demanda por ativos considerados mais seguros aumentou, após o petróleo reagir em forte alta a relatos de que um oleoduto russo foi danificado por uma tempestade. Investidores também acompanharam comentários de dirigentes do Fed.

Presidente da distrital de São Francisco, Mary Daly, afirmou que o BC está preparado para fazer o necessário para garantir a estabilidade de preços. Segundo ela, os dados vão dizer o quanto de aperto monetário é necessário nos Estados Unidos, mas tudo está "na mesa", inclusive aumentar os juros em 50 pontos-base. Já o presidente de St. Louis, James Bullard, disse ser necessário pensar "mais amplamente" sobre o aperto monetário nos Estados Unidos e pontuou haver riscos caso este tenha ritmo "devagar demais".

Para a Western Union, o dólar se manteve mais forte hoje à medida que os mercados continuaram a absorver as perspectivas cada vez mais agressivas do Fed.

Já o ING destaca que os mercados encontram conforto com suas expectativas sobre a taxa terminal do Fed, que atualmente está em torno de 2,75%, mas pode em breve chegar a 3,00%. "Achamos que este é um ambiente que deve favorecer o dólar especialmente contra moedas de baixo rendimento (expostas a rendimentos mais altos) e moedas europeias (expostas à incerteza persistente na Ucrânia)", destacou, em relatório enviado a clientes.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o país se recusará a aceitar pagamentos pelo fornecimento de gás natural em moedas "comprometidas", incluindo dólar e euro, e que exigirá receber em rublos russos. No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 96,785 rublos.

De acordo com a Capital Economics, o anúncio de Putin parece destinado a sustentar a moeda, mas pode acabar intensificando as tensões na balança de pagamentos do país. "Nossa opinião é que parece ser um esforço das autoridades russas pressionar os países ocidentais, forçando os compradores estrangeiros de gás russo a usar rublos, com o benefício adicional de apoiar o valor da moeda", destacou a consultoria, em relatório enviado a clientes.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações