Moedas: índice DXY fecha em leve alta, com cautela por Evergrande e Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 20.09.2021 15:17

Atualizado 20.09.2021 18:40

Moedas: índice DXY fecha em leve alta, com cautela por Evergrande e Fed

O dólar ficou misto ante moedas rivais no início desta semana. Ainda assim, o índice DXY, que mede a divisa americana ante um cesto de seis moedas competitivas, fechou em leve alta. A sessão foi marcada pelo sentimento de cautela, com os mercados internacionais em menor busca por risco, diante dos problemas de liquidez da Evergrande (OTC:EGRNY), segunda maior companhia do setor imobiliário da China, e seus possíveis impactos. O anúncio de política monetária do Federal Reserve na próxima quarta-feira também contribui para a parcimônia nos mercados.

O índice DXY avançou 0,08%, a 93,276 pontos. No fim da tarde em Nova York, o dólar recuava a 109,40 ienes, o euro avançava a US$ 1,1732 e a libra caía a US$ 1,3661.

A maior busca por risco garantiu o avanço de moedas consideradas seguras, como o dólar, o iene e o franco suíço, observa a Western Union. O dólar caiu em relação ao iene e ao franco suíço, mas saltou para máximas em quatro semanas em relação ao euro, à libra esterlina e ao dólar canadense, pontua o analista Joe Manimbo.

O ING observa ainda que esta é uma semana decisiva com decisões de política monetária dos bancos centrais dos EUA, Inglaterra, Japão, Suécia e Suíça - membros do G10. "Devemos notar que, considerando o tom de cautela que está dominando os mercados no início desta semana, há um risco significativo de que o impacto pós-reunião sobre o câmbio possa ser mais do que compensado por mais oscilações no sentimento global", pontua o banco holandês.

Em relação ao Federal Reserve (Fed), o ING acredita que o tom a ser adotado quanto ao tapering não deve ser de grande surpresa, mas o gráfico de pontos será observado com atenção pelo mercado. Caso a primeira elevação de juros seja adiantada de 2023 para 2022, isso sustentaria a retórica do presidente do Fed, Jerome Powell, sobre a desvinculação do tapering e da elevação de juros. No câmbio, isso deve se traduzir em um dólar mais fraco após o anúncio da decisão monetária, já que o adiamento do aperto monetário do Fed poderia mitigar as preocupações sobre a desaceleração econômica no médio a longo prazo e, potencialmente, favorecer alguma inclinação na curva de juros dos EUA, prevê o ING.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações