"O tempo do dólar americano está chegando ao fim", alerta Jim Rogers

Investing.com

Publicado 22.05.2023 11:24

Investing.com - O futuro do dólar está em jogo - uma advertência que não só faz com que os investidores se sentem e prestem atenção, mas que também pode abalar toda a economia global em seus alicerces. Jim Rogers, renomado investidor e ex-parceiro de negócios do bilionário George Soros, recentemente juntou sua voz ao coro dos que preveem que a era do dólar como moeda de reserva mundial está gradualmente chegando ao fim.

Em uma entrevista recente à Sputnik, Jim Rogers falou sobre o afastamento emergente do dólar e a crescente busca dos países por alternativas à antiga moeda de reserva mundial. O impacto dessa mudança pode abalar todo o sistema financeiro global e dar início a uma nova era de domínio da moeda.

"Muitos amigos dos Estados Unidos estão se preparando para tentar encontrar algo que possa competir com o dólar americano e, eventualmente, substituí-lo. Isso vai acontecer. Isso vai acontecer. Sempre aconteceu", disse ele, acrescentando que, em sua opinião, "o tempo do dólar americano está chegando ao fim".

Rogers explicou que o primeiro motivo pelo qual muitos países estão se afastando do dólar é que os EUA são o país mais endividado da história. "Muitas pessoas estão começando a pensar: 'Espere um pouco, não sei se queremos mesmo usar esse dinheiro, porque um dia haverá um problema'", disse ele.

As observações foram feitas em um momento em que as negociações para aumentar o teto da dívida dos EUA continuam e a economia mais poderosa do mundo pode entrar em default já no início de junho, o que pode desencadear uma crise financeira global.

Rogers também apontou para o fato de que os EUA e seus aliados impuseram pesadas sanções ao país em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, mais recentemente na sexta-feira, no que ele vê como uma "militarização do dólar americano":

"Uma moeda internacional deve ser completamente neutra. Todos podem usá-la para o que quiserem. Mas Washington está prestes a mudar as regras do jogo. E se eles ficarem com raiva de você, eles simplesmente fecharão a torneira do dinheiro", explicou.

"Até mesmo os amigos dos EUA estão preocupados com o que pode acontecer com eles. Consequentemente, o mundo está se movendo cada vez mais rápido", observou.

Ainda assim, Rogers, como outros, admitiu que atualmente não há uma alternativa realmente viável ao dólar americano:

"Até o momento, o mundo não encontrou uma solução para substituir ou mesmo competir com o dólar", disse ele. Yuan Ele descartou a opção de usar o dólar como moeda de reserva. "Os chineses não permitem que você compre e venda a moeda, ela não é totalmente conversível".

Os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estão atualmente trabalhando no desenvolvimento de uma moeda comum que reduziria sua dependência do dólar americano. Os chefes de Estado e de governo dos países do BRICS querem discutir essa proposta em sua próxima reunião de cúpula, em agosto.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Se a iniciativa for realmente implementada, a maioria dos economistas acredita que seria um fator que poderia minar permanentemente o domínio do dólar americano.

Enquanto isso, em outra parte do mundo, dez países do sudeste asiático concordaram recentemente em promover o uso de moedas nacionais para reduzir sua dependência do dólar americano e de outros sistemas financeiros ocidentais.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações