Real Digital se chamará ‘Drex’, anuncia Banco Central

CriptoFácil

Publicado 07.08.2023 16:00

Atualizado 07.08.2023 16:10

Real Digital se chamará ‘Drex’, anuncia Banco Central

CriptoFácil - O Banco Central do Brasil (BC) anunciou que a CBDC do país terá o nome de Drex. Anteriormente nomeado como “Real Digital”, o Drex chega, segundo o BC, para proporcionar um espaço seguro e totalmente regulado, visando não só a geração de novos negócios, mas também um acesso mais democrático aos benefícios da economia digital.

Segundo o próprio BC, a nomenclatura foi cuidadosamente escolhida para representar a modernidade e robustez do projeto. As letras “d” e “r” aludem ao antigo nome, Real Digital. O “e” é uma referência ao termo eletrônico, enquanto o “x” traz consigo a ideia de modernidade e conexão.

Esta última letra também destaca a tecnologia DLT, uma base fundamental para o funcionamento do Drex. Atualmente o BC vem testando o uso do Hyperledger Besu (DLT baseado em EVM).

“Esse lançamento é mais um passo dentro da agenda de modernização proposta pelo Banco Central, conhecida como Agenda BC#. Esta agenda, que busca renovar e atualizar o sistema financeiro do país, utiliza tipografias e elementos gráficos que se conectam diretamente ao universo digital”, destacou o BC.

  • Leia também: Coinbase (NASDAQ:COIN) pede anulação de processo movido pela SEC
h2 Real digital é Drex/h2 Vinícius Bazan, analista de criptoativos da Empiricus Research, destacou ao CriptoFácil que o nome (Drex) é mais um passo em direção à implementação do ativo, que não é uma criptomoeda como o Bitcoin e o Ethereum, no sentido de ser descentralizado e criado por um projeto independente.

“Não é nem stablecoin, é uma representação virtual do real. Ou seja, é apenas uma moeda fiduciária em representação diferente com infraestrutura de blockchain. Tecnologia nova, que ganha eficiência e mais barateada, mas com controle do dinheiro no BC”, disse.

Segundo ele, a expectativa quando o BC lançar o Drex é que não deve haver grande mudança comportamental dos brasileiros, “mas gradativamente mais ferramentas de tecnologia vão ser aplicadas para a população transacionar mais digitalmente e menos com papel-moeda”, finalizou.

  • Leia também: Lucro da Block com Bitcoin cresce 30% no segundo trimestre

Por CriptoFácil

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações