Rúpia indiana atinge novo recorde de baixa com alta do preço do petróleo

Investing.com  |  Autor Ambar Warrick

Publicado 07.10.2022 00:28

Atualizado 07.10.2022 09:10

Por Ambar Warrick

Investing.com - A rúpia indiana bateu um recorde de baixa em relação ao dólar na sexta-feira (7) com o aumento dos preços do petróleo. A demanda do dólar corporativo e os temores crescentes de um Federal Reserve mais agressivo golpeia a moeda indiana esta semana.

A rúpia atingiu a mínima recorde 82,008 em relação ao dólar, e caía 0,2% a 82,227 às 09h04. Também estava previsto perder quase 0,9% esta semana, sua quarta semana consecutiva de perdas.

O aumento dos preços do petróleo foi o maior peso sobre a rúpia nesta semana. A Índia é o terceiro maior importador de petróleo bruto do mundo. O país importa cerca de 80% de suas necessidades de petróleo, tornando a rupia sensível a qualquer aumento nos preços do petróleo.

Os preços do petróleo subiram após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados cortarem sua produção em 2 milhões de barris por dia e está preparada para uma maior volatilidade à medida que os Estados Unidos se preparam para responder a essa mudança.

Os preços do petróleo bruto subiram entre 7% e 11% esta semana, e estão estabelecidos para seu maior ganho semanal desde os primeiros dias do conflito Rússia-Ucrânia deste ano.

A Reuters informou que a rupia também foi pressionada pela demanda do dólar corporativo, particularmente entre os importadores e por pagamentos relacionados à defesa.

As moedas dos mercados emergentes enfrentaram pressão renovada do dólar esta semana, já que o dólar se firmou à frente dos dados-chave dos EUA, entre os quais os dados do mercado de trabalho. Os investidores temem que uma leitura mais forte do que o esperado dará ao Fed mais espaço para aumentar acentuadamente as taxas de juros, impulsionando o dólar e fornecendo mais ventos de proa para outras moedas.

A recente fraqueza na rúpia impulsionou a venda do dólar pelo Banco Central da Índia para apoiar a moeda. Mas isto levantou preocupações sobre a diminuição das reservas cambiais da Índia, que caíram US$ 96 bilhões este ano para US$ 538 bilhões.

O RBI também elevou as taxas de juros em 50 pontos base semana passada, e reiterou seu compromisso de apertar a política monetária diante do enfraquecimento da rupia e do aumento da inflação.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações