STOXX 600 cai pressionado por ações de luxo e mineradoras expostas à China, Lanxess tomba

Reuters

Publicado 20.06.2023 14:15

Por Shreyashi Sanyal e Bansari Mayur Kamdar

20 Jun (Reuters) - As ações alemãs caíram nesta terça-feira, com os papéis da fabricante de especialidades químicas Lanxess despencando depois de a empresa reduzir sua previsão de lucros, enquanto um modesto corte nos juros por Pequim fez pouco para melhorar o sentimento dos investidores entre nomes da Europa expostos à China.

O índice pan-europeu STOXX 600 (STOXX) fechou em queda de 0,59%, a 459,32 pontos. O índice DAX, da Alemanha, (GDAXI) fechou em baixa e recuou ainda frente um recorde positivo atingido na sexta-feira. 

A Lanxess (DE:LXSG) caiu 15,4% para seu nível mais baixo em mais de três anos, depois de cortar suas previsões de lucro do segundo trimestre e do ano, dizendo que não viu recuperação da demanda em junho, já que os clientes continuaram reduzindo os estoques.

O índice europeu de produtos químicos  (SX4P) perdeu 0,9%.

Já a China cortou suas taxas primárias de empréstimos nesta terça-feira, com os investidores preocupados com a possibilidade de ser um afrouxamento monetário pequeno demais para impulsionar a lenta recuperação econômica, ficando à espera de um pacote de estímulo mais amplo.

O mercado considera que os chineses têm sido um pouco tímidos, que realmente não têm sido tão agressivos quanto podem ser, avaliou Steve Sosnick, estrategista-chefe da Interactive Brokers.

O índice de recursos básicos expostos à China (SXPP) cedeu 2,2%, enquanto a gigante de luxo LVMH (PA:LVMH) recuou 0,9%.

Setores defensivos, como os de serviços públicos (SX6P) e de saúde (SXDP) limitaram as perdas do STOXX 600.

 

Em LONDRES, o índice Financial Times (FTSE) recuou 0,25%, a 7.569,31 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX (GDAXI) caiu 0,55%, a 16.111,32 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 (FCHI) perdeu 0,27%, a 7.294,17 pontos.