Suíça fica sob pressão para intervir no Credit Suisse com crise bancária se aprofundando

Reuters

Publicado 15.03.2023 16:22

Por Noele Illien e Francesco Canepa e Lucy Raitano

(Reuters) - A Suíça está sob pressão de pelo menos um grande governo para intervir rapidamente no Credit Suisse (SIX:CSGN), disse uma fonte familiarizada com a situação à Reuters, depois que o banco suíço liderou uma queda das ações de bancos europeus nesta quarta-feira.

Papéis do Credit Suisse  (SIX:CSGN) despencaram 30,8%, o que levou a uma queda de 7% no índice bancário europeu , enquanto os swaps de inadimplência de crédito (CDS, na sigla em inglês) de cinco anos para o principal banco suíço atingiram um novo recorde, revivendo temores de uma ameaça mais ampla ao sistema financeiro.

Duas fontes de supervisão disseram à Reuters que o Banco Central Europeu (BCE) entrou em contato com os bancos sob sua supervisão para questioná-los sobre suas exposições ao Credit Suisse.

Uma das fontes disse, no entanto, que via os problemas do Credit Suisse como específicos daquele banco, e não sistêmicos.

O Tesouro dos Estados Unidos monitora a situação em torno do Credit Suisse e está em contato com pares globais sobre a questão, disse um porta-voz do Tesouro norte-americano nesta quarta-feira. Questionado sobre o impacto dos problemas do Credit Suisse no sistema bancário dos EUA, o senador norte-americano Bernie Sanders disse à Reuters que "todos estão preocupados".

O índice bancário da Europa viu mais de 120 bilhões de euros evaporar (127 bilhões de dólares) em valor desde 8 de março. Entre os maiores declínios nesta quarta-feira estavam os credores franceses Société Générale (EPA:SOGN), com queda de 12%, e BNP Paribas (EPA:BNPP) , em baixa de 10%.

As ações de bancos estão em uma montanha-russa esta semana, com perdas no início da semana diante das garantias do presidente dos EUA, Joe Biden, antes de saltar na terça-feira na esperança de que o pior do declínio do mercado tivesse passado.

O banco central suíço se recusou a comentar sobre o segundo maior banco da Suíça, depois que o maior investidor do Credit Suisse disse que não poderia fornecer mais assistência financeira devido a restrições regulatórias.

O Credit Suisse apelou ao banco central da Suíça e ao órgão fiscalizador financeiro suíço FINMA para uma demonstração pública de apoio, informou o Financial Times.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações