Taxas negativas não devem destronar o dólar como a principal moeda do mundo

Investing.com

Publicado 14.05.2020 15:33

Atualizado 14.05.2020 15:45

Por Yasin Ebrahim

Investing.com - O dólar subiu na quinta-feira, sacudindo a queda dos rendimentos dos títulos dos EUA, com Wall Street apostando que é improvável que o dólar perca sua influência como moeda de reserva mundial, mesmo se o Federal Reserve for eventualmente forçado a cortar as taxas abaixo de zero.

O índice dólar, que mede o dólar norte-americano em comparação com um conjunto das seis principais moedas do mundo, aumentou 0,21%, para 100,46.

É improvável que o dólar perca sua posição dominante como moeda de reserva mundial se o Fed empregar taxas de juros negativas, já que os bancos centrais dependem do dólar para garantir transações em conta corrente e conta financeira em tempos de crise, disse o Commerzbank (DE:CBKG).

As conversas sobre taxas de juros negativas persistiram, mesmo após o presidente do Fed, Jerome Powell, dizer recentemente que cortes na taxa de referência do banco central abaixo de zero são improváveis.

O mercado futuro de fundos federais continua a precificar taxas de juros negativas nos EUA no início do próximo ano.

O mais recente aumento do dólar ocorre mesmo enquanto os rendimentos do Tesouro continuam a cair, à medida que os temores sobre um caminho prolongado para a recuperação econômica foram exacerbados por mais evidências de impacto no mercado de trabalho.

O Departamento do Trabalho dos EUA informou quinta-feira que os pedidos iniciais de seguro-desemprego foram de 2,981 milhões na semana encerrada em 9 de maio, acima das previsões dos economistas de 2,5 milhões.

A alta do dólar também foi apoiada por uma queda na libra e no euro.

O par EUR/USD, que representa cerca da metade do valor do índice do dólar, caiu 0,31%, para US$ 1,073, mesmo depois que a Alemanha, a potência econômica da UE, registrou números de inflação acima do esperado.

O par GBP/USD caiu 0,30%, para US$ 1,2193, uma vez que os sentimentos permanecem negativos após dados no início desta semana mostrarem que a economia do Reino Unido contraiu um recorde de 5,8% em março, visto que o impacto da pandemia de Covid-19 foi um golpe para crescimento.

As preocupações contínuas sobre as negociações comerciais entre o Reino Unido e a UE também pesaram, pois os investidores se preocupam com o fato de o Reino Unido concordar em estender as negociações além do período de transição, com o prazo de 30 de junho se aproximando rapidamente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações