Turquia promete política fiscal mais ajustada, mas descarta resgate do FMI

EFE  |  Autor 

Publicado 16.08.2018 12:38

Turquia promete política fiscal mais ajustada, mas descarta resgate do FMI

Istambul, 16 ago (EFE).- O ministro de Finanças da Turquia, Berat Albayrak, anunciou nesta quinta-feira "políticas fiscais mais ajustadas", com cortes de despesas e esforços para melhorar o superávit primário, mas negou que seja necessário que o Fundo Monetário Internacional (FMI) resgate o país.

"Aplicaremos uma política fiscal mais ajustada; as reformas estruturais são a nossa prioridade", disse Albayrak em uma teleconferência com mais de 4 mil investidores internacionais, informou a emissora "CNNTürk".

Albayrak, genro do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que uma das prioridades será a "flexibilização do mercado de trabalho" e anunciou um "muito severo corte nos gastos públicos".

O investimento em grandes infraestruturas foi um dos eixos da política econômica do governo turco desde que Erdogan e o seu partido, o islamita AKP, chegaram ao poder em 2002.

Tudo isso, afirmou, com o objetivo de fortalecer o superávit primário.

O ministro ressaltou que "não há plano de comparecer ao FMI", uma saída que muitos especialistas consideram necessária para estabilizar a lira turca, que se desvalorizou em 30% neste ano.

"Nossa moeda não está exposta", afirmou Albayrak, que acrescentou que as empresas turcas "podem fazer frente às suas dívidas a curto prazo" e negou que tenha havido recentemente uma grande retirada de fundos dos bancos.

O ministro destacou que "a maior prioridade" é reduzir a inflação - atualmente aos 15% anualizados - e prometeu "reconduzi-la o mais rápido possível a números de um dígito".

"Na luta contra a inflação utilizaremos todas as táticas que o Banco Central precisar", prometeu Albayrak.

Os especialistas consideram que a principal arma para estabilizar a moeda turca é uma drástica alta dos juros, e temem que o fato de o Banco Central turco não usá-la usado mostre sua falta de independência frente a Erdogan, que se pronunciou reiteradamente contra qualquer alta dos juros.

O ministro de Finanças reiterou que não está previsto, em hipótese alguma, exercer um controle de capitais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações