UE multa 6 firmas da Europa e Japão por cartel de transformadores elétricos

EFE

Publicado 07.10.2009 09:14

Atualizado 07.10.2009 09:35

Bruxelas, 7 out (EFE).- A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) impôs uma multa de 67,6 milhões de euros a seis grandes multinacionais europeias e japonesas por participar de um cartel no qual foram divididos, entre 1999 e 2003, os mercados geográficos respectivos no setor dos transformadores elétricos.

As companhias multadas são ABB, Areva T&D, Alstom, Fuji Electric, Hitachi e Toshiba, anunciou o Executivo comunitário, em comunicado.

A alemã Siemens também participou do "acordo verbal" ilícito, mas não foi multada, porque informou a Bruxelas a existência do cartel.

A Comissão Europeia especifica que a multa imposta à ABB foi aumentada em 50% porque já tinha participado previamente de uma infração similar.

Em entrevista coletiva, a comissária de Concorrência da União Europeia (UE), Neelie Kroes, disse que as companhias europeias se comprometeram a não vender no Japão e as japonesas, a não fazer o mesmo na Europa.

O cartel foi organizado sob a forma de um "acordo entre cavalheiros" verbal, em virtude do qual os participantes realizavam reuniões hotéis da Ásia e da Europa - de Cingapura a Barcelona, segundo a comissária -, para dividir o mercado.

"As companhias foram muito cuidadosas em manter o caráter verbal do acordo" e se referiam a ele ou aos participantes das reuniões com palavras em código.

Os transformadores são dispositivos-chave em qualquer rede de distribuição elétrica, por isso o prejuízo causado pelo cartel é grande, acrescentou a comissária.

Especificou que as japonesas Fuji e Hitachi, e a francesa Areva tiveram susas multas reduzidas, porque cooperaram com a investigação.

Pelo contrário, a suíça ABB foi penalizada porque já foi multada em outubro de 1998 pela Comissão, após a comprovação de que participou de um cartel relacionado a canos de calefação.

Kroes disse que o Executivo da UE continuará praticando uma política de "tolerância zero" com os cartéis e acordos ilícitos entre empresas, porque provocam "numerosos prejuízos" à economia europeia.

Segundo a comissária comunitária, as estimativas mais conservadoras indicam um sobrepreço de "bilhões de euros a cada ano", também devido à perda de possibilidades de escolha para os consumidores. EFE

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações