Alocação: Mercado externo? Atrelado à inflação? Veja as indicações do Santander

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 12.12.2023 17:07

Investing.com- Estrategistas do Santander (BVMF:SANB11) estão menos pessimistas com investimentos no mercado externo no final deste ano, pois os ativos de risco podem ser impulsionados com a expectativa de corte nos juros americanos em 2024. Em carteira com uma série de recomendações mensais, o banco ainda inclui no portfólio sugestões de ativos atrelados à inflação e ativos incentivados.

“Por aqui, embora a inflação esteja em um bom ritmo de convergência à meta estabelecida pelo Banco Central, vemos uma janela de ganho significativo na taxa real, ou seja, em ativos atrelados à inflação”, destaca o estrategista Arley Junior.

Para conquistar ganhos reais, o Santander recomenda investimentos em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), debêntures incentivadas, investimentos estruturados (COEs) e fundos de infraestrutura, sendo estes ativos relacionados ao indicador oficial de inflação brasileiro.

A renda fixa pós-fixada segue no radar deste mês, para investidores mais conservadores, reserva de emergência e redução de risco da carteira.

Na bolsa de valores brasileira, a recomendação segue para investidores de perfil mais arrojado, incluindo fundos de ações Dividendos, fundo Small Caps e Carteira Algo+ Ibovespa.

O Santander recorda ainda que este é o último período para que o investidor possa alocar em previdência e requerer depois abatimento do valor na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. Para isso, a previdência precisa ser pelo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), com dedução de até 12% da renda bruta no IR.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações