Anvisa pede ao Butantan mais dados sobre Coronavac para crianças e adolescentes

Reuters

Publicado 22.12.2021 14:42

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou nesta quarta-feira mais informações e dados ao Instituto Butantan sobre a aplicação da vacina Coronavac para crianças e adolescentes.

Segundo nota da autarquia, a exigência técnica foi enviada ao Butantan após a análise de documentos apresentados pelo instituto na quarta-feira da última semana, quando foi reapresentado o pedido de autorização da Coronavac para a faixa etária de 3 a 17 anos.

"O pedido de exigência é comum nos processos de análise de vacinas. Este pedido não interrompe a análise pelos técnicos da Anvisa, que continuam trabalhando. Porém a exigência suspende a contagem do prazo de 30 dias que a Anvisa tem para avaliar o processo", afirmou a Agência.

Segundo a Anvisa, a solicitação de dados também tomou como base questionamentos de especialistas externos das áreas de imunologia e pediatria, que "indicaram lacunas importantes que ainda impedem afirmar de forma científica o grau de imunidade gerado nas crianças e adolescente".

Dentre os pontos levantados, os especialistas pedem mais dados sobre a chamada ponte imunológica que permite a extrapolação da eficácia da vacina em adultos para crianças. E também dados de segurança da CoronaVac separados por faixa etária das crianças dentro da idade que deve ser imunizada.

Em nota, o Butantan demonstrou surpresa com o pedido de informações da Anvisa e argumentou que entregou dossiês à Agência, além de ter enviado especialistas do laboratório para reunião com a agência.

"É preciso que haja mais clareza por parte da Anvisa para que assuntos como a aprovação da vacina no contexto pandêmico que vivemos sejam tratados com a rapidez necessária", disse o instituto na nota.

Esse é o segundo pedido de autorização do uso da CoronaVac para crianças apresentado pelo Butantan. O primeiro, feito em agosto, também foi paralisado por falta de documentação suficiente.

O Butantan também ainda não entregou a documentação para pedido do registro definitivo da CoronaVac, apesar de ter sido a primeira a receber o registro emergencial. As vacinas Pfizer (NYSE:PFE) e Astrazeneca já receberam o registro definitivo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações