Artefatos antigos são devolvidos à Ucrânia após longa disputa com a Rússia

Reuters

Publicado 27.11.2023 13:12

(Reuters) - Artefatos citas antigos de museus da Crimeia, ocupada pela Rússia, foram devolvidos à Ucrânia após uma disputa legal sobre os direitos de propriedade durante a qual passaram quase uma década na Holanda, informou um museu ucraniano nesta segunda-feira.

Mais de mil artefatos, incluindo um capacete e um ornamento dourado de ouro maciço, foram emprestados ao Museu Allard Pierson em Amsterdã quando as tropas russas tomaram e anexaram a península em 2014.

Tanto a Ucrânia quanto os museus localizados no território controlado por Moscou reivindicaram os direitos de propriedade das peças quando a exposição terminou. Os itens datam da época em que o povo cita viveu na área entre os séculos 7 e 3 a.C.

"Após quase 10 anos de audiências judiciais, os artefatos de quatro museus da Crimeia que foram apresentados na exposição 'Crimeia: ouro e segredos do Mar Negro' em Amsterdã retornaram à Ucrânia", disse o Museu Nacional de História da Ucrânia.

A instituição disse que o Museu Allard Pierson havia devolvido 565 itens, incluindo esculturas antigas, joias citas e sármatas e caixas de laca chinesas, acrescentando que a coleção será armazenada no museu até a desocupação da Crimeia.

O Museu Allard Pierson disse que os artefatos haviam sido devolvidos a Kiev no domingo.

"Esse foi um caso especial, no qual o patrimônio cultural se tornou vítima de desenvolvimentos geopolíticos", disse Els van der Plas, diretora do Allard Pierson. "Estamos satisfeitos com o fato de ter havido clareza e de eles terem sido devolvidos."

Em junho, a Suprema Corte holandesa decidiu que os itens deveriam ser devolvidos à Ucrânia. Kiev vê os artefatos como parte de seu patrimônio nacional, enquanto os museus controlados por Moscou afirmaram que eles tinham que retornar à península devido aos termos do empréstimo.

Nesta segunda-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, foi citado pela agência de notícias estatal Tass como tendo dito que os artefatos "pertencem à Crimeia e deveriam estar lá".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Por Yuliia Dysa e Felix Light (BVMF:LIGT3))

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações