Bolsonaro diz que eleições em papel na França são exemplo para o Brasil

Reuters

Publicado 14.04.2022 20:29

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que as eleições na França, realizadas em cédulas de papel no domingo, são um exemplo para o Brasil.

Ferrenho defensor do voto impresso --o que lhe rendeu uma crise institucional com o Judiciário--, Bolsonaro reconheceu que as eleições deste ano ocorrerão por meio do sistema de urnas eletrônicas, mas não deixou de repetir o discurso que coloca em dúvida a inviolabilidade das urnas.

"Tivemos há poucos dias eleições na França... Parabéns à França", disse o presidente na tradicional live transmitida nas redes sociais.

"O pessoal votando no papel. A França, um país muito mais desenvolvido que nós, e votando no papel. Que exemplo para os brasileiros", opinou.

"Aqui tem um pessoal que fala: 'não, meu sistema é inviolável'. Mas quando o Exército apresenta sugestões para aperfeiçoar o sistema --pelo que eu seu não tem o voto impresso-- o pessoal até carimba (como) confidencial. Diz que não se pode demonstrar o que está ali porque algum hacker pode entrar. Então a urna não é inviolável", acrescentou.

Ainda assim, o presidente manifestou otimismo em relação à colaboração entre o comando de defesa cibernética das Forças Armadas e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de outubro.

Bolsonaro disse ter certeza que "vamos chegar a um bom termo" e que "temos tudo para fazer umas eleições tranquilas, sem problemas".