Bolsonaro diz que torce para Congresso derrubar veto a distribuição de absorventes

Reuters

Publicado 14.10.2021 21:19

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que torce para que o Congresso derrube o veto presidencial a projeto que determina a distribuição de absorventes a mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade, argumentando que, dessa forma, o governo será obrigado a mobilizar recursos para executar o programa.

O presidente explicou que não poderia sancionar o projeto porque, munido de pareceres de ministérios envolvidos na matéria, como as pastas da Economia e da Saúde, foi aconselhado a vetar ou poderia incorrer em crime de responsabilidade. Bolsonaro argumentou que a distribuição não seria gratuita e que o projeto enviado à sanção não trazia a discriminação de uma fonte para a despesa.

"Se o Congresso derrubar o veto --e eu torcendo para que derrube-- eu vou arranjar absorvente", disse o presidente na transmissão semanal ao vivo por redes sociais.

"Eu tenho que seguir as diretrizes dos respectivos ministérios... qualquer projeto que crie despesa, como esse cria despesa, se não apresentar de onde vem o dinheiro, o projeto é inconstitucional", acrescentou.