BTG Pactual atualiza carteira recomendada de março para reduzir risco de portfólio

Investing.com

Publicado 02.03.2020 10:55

Atualizado 02.03.2020 11:45

BTG Pactual atualiza carteira recomendada de março para reduzir risco de portfólio

Por Gabriel Codas

Investing.com - O BTG Pactual (SA:BPAC11) divulgou nesta segunda-feira (2) a atualização de sua carteira recomendada de ações para março, realizando trocas, modificação de peso e inclusões no portfólio do mês. Destaque para as entradas de Cosan (SA:CSAN3), Sabesp (SA:SBSP3) e Santos Brasil.

Em fevereiro, o desempenho da carteira foi superado pelo Ibovespa e do IBRX50, com queda de 9,23% e contra baixas respectivas de 8,43% e 8,66%. Entre os papéis, o principal destaque positivo ficou para Oi (SA:OIBR3), com avanço de 2,0%, com JBS (SA:JBSS3) liderando a ponta oposta ao perder 17,7%.

A equipe do banco destaca que a epidemia de coronavírus provocou uma queda nos mercados nos últimos dias, com o S&P 500 caindo 12,8% em relação ao pico de algumas semanas atrás e o Ibovespa perdendo 8,4% em reais e 12,6% em dólares em fevereiro. Após a liquidação, o índice Brasil voltou a ser negociado a menos de um desvio padrão acima da média, em 13,6x (vs. 12,6x em média), o que os analistas consideram um nível atraente, embora seja difícil chamar um fundo agora.

Eles apontam que, após as perdas maciças de fevereiro, seria justo supor que em muitas situações a maior parte da venda já ocorreu. A maioria dos setores potencialmente mais impactados pelo vírus (por exemplo, companhias aéreas, produtores de carne, exportadores de commodities, operadores de terminais portuários) caiu ainda mais do que o índice.

Para março, o BTG (SA:BPAC11) está mantendo Petrobras (SA:PETR4) ao portfólio 10SIM, e adicionando a operadora de terminais portuários Santos Brasil. As mudanças visam reduzir o risco do portfólio. Com isso, estão saindo da Gerdau (SA:GGBR4) para a Cosan (SA:CSAN3), que continua a executar perfeitamente seus negócios de distribuição de combustível, enquanto opera de maneira inteligente seus negócios de energia.

Também houve substituição de BR Properties (SA:BRPR3) por Sabesp (SA:SBSP3). Como este último está exposto a um evento específico, a saber, a aprovação da nova lei de saneamento e a consequente (potencial) privatização da empresa, seu desempenho não deve ser correlacionado com o do mercado.

O banco resolveu manter o restante do portfólio sem mudanças. As ações relacionadas ao consumidor, como lojas Renner (SA:LREN3) e Localiza (SA:RENT3), mantêm seus lugares, juntamente com a fabricante de software Totvs (SA:TOTS3), a B3 e a operadora de telecomunicações (e alvo de M&A) Oi (SA:OIBR3).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Composição: 15% - Petrobras (SA:PETR4); 10% - Vale (SA:VALE3), B3, JBS (SA:JBSS3), Lojas Renner (SA:LREN3), Sabesp (SA:SBSP3), Localiza (SA:RENT3), Cosan (SA:CSAN3) e Tovs; 5% - Oi (SA:OIBR3) e Santos Brasil.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações