BTG realiza uma troca na carteira mensal de novembro; confira a mudança

Investing.com

Publicado 03.11.2020 13:16

Por Leandro Manzoni

Investing.com - O BTG Pactual (SA:BPAC11) fez apenas uma mudança para a carteira de novembro em relação a de outubro, que foi divulgada nesta terça-feira. Saem do novo portfólio as ações da Duratex (SA:DTEX3), após ficar dois meses com uma valorização de 20,5% no período, contra queda de 5,5% do Ibovespa.

Entram no lugar os papéis da Energisa (SA:ENGI4), que sofreram em 2020 e está em queda de 21% no ano. No entanto, os analistas do BTG avaliam potencial de recuperação mais rápida do que o esperado, especialmente com o resultado operacional do terceiro trimestre apresentar volume de crescimento anual.

Apesar da saída de Duratex, o portfólio de novembro do BTG prossegue posicionada em empresas de construção e de infraestrutura, por meio das ações de Gerdau (SA:GGBR4), Cyrela (SA:CYRE3) e CCR (SA:CCRO3). Como também o banco se mantêm no setor de telecomunicações por meio de TIM (SA:TIMS3) e Oi, devido a mudanças que ocorrem no setor com a venda da rede móveis da Oi (SA:OIBR3) e a criação da Oi Infra (que deve melhorar a alocação de capital no setor, segundo o banco).

Em consumo e varejo, a única ação da carteira é Magazine Luiza (SA:MGLU3). O outro setor de destaque é o exportador devido à desvalorização do real, com ações da Vale (SA:VALE3) e, em menor medida, Gerdau. Completam a carteira do mês os papéis de B3 (SA:B3SA3) e Petrobras (SA:PETR4).

A carteira mensal do BTG é composta por 10 ativos, cada um com pesos diferentes (veja mais abaixo).

h2 Desempenho/h2

A carteira mensal de outubro do BTG teve um desempenho negativo, com queda de 1,1%, enquanto o Ibovespa retrocedeu 0,7% e o IBrX-50 com recuo de 0,5%. As ações do Magazine Luiza tiveram o melhor desempenho, com alta de 10,4%, com os papéis da Oi puxando a rentabilidade da carteira para baixo com queda de 11,4% no mês passado.

No ano, a carteira do BTG acumula queda de 19,8%, contra 18,8% do Ibovespa e 18,5% do IBrX-50. Já o CDI no período tem alta de 2,5%.

h2 Cenário do mercado/h2

Uma combinação de eventos deve chacoalhar os mercados no mês, que deve ser marcado por volatilidade das ações no Brasil e no exterior. Eleições nos EUA, segunda onda de Covid-19 na Europa e eleições municipais no Brasil são eventos únicos que podem movimentar o mercado acionário.

Maior preocupação com as eleições nos EUA é a demora para que o vencedor seja confirmado. Enquanto as eleições municipais no Brasil devem reduzir a velocidade dos trabalhos no Congresso adiar a aprovação das reformas. Por fim, uma segunda onda de Covid-19 pode devastar economias com situações fiscais frágeis, como o Brasil, com risco de nova demanda por gastos públicos, especialmente com pacotes de ajuda se encerrando no fim de dezembro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Composição: Gerdau (10%); Oi (5%); Vale (15%); B3 (10%); Cyrela (10%); TIM (10%); Magazine Luiza (10%); Energisa (10%); CCR (10%); Petrobras (10%).

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações