Cenário interno: UBS está otimista com o real e se anima com ações brasileiras

Investing.com  |  Autor Marianne Paim

Publicado 12.09.2023 16:07

O banco suiço UBS sinalizou otimismo com o cenário econômico brasileiro. De acordo com o relatório de Global Strategy, que analisa a situação econômica dos países emergentes, o banco está com boas impressões sobre o real brasileiro e as ações do mercado de capitais do país. Além disso, as recentes melhorias de crédito por parte da Fitch/S&P no segundo trimestre poderão aumentar o interesse em ativos locais. 

Outros fatores também pesaram na análise fornecida. O documento também lista a situação política, além do cenário da questão monetária, como o Banco Central ter sinalizado o início do ciclo de cortes da taxa de juros, a Selic. Além disso, faz referência à queda de incidência de impostos sobre a gasolina e cenário inflacionário por aqui.
 
"Para 2023, nós vemos os riscos negativos provenientes dos alimentos; em 2024 de queda mais rápida na relação preço de bens/serviços. A previsão de crescimento é de 2,5% após forte choque de oferta no primeiro trimestre no agro. Em linha com o consenso. Mas a perspectiva da procura é fraco, em meio a taxas restritivas (consumo privado/investimento 0,9%/0,1% no 2T'23 vs 1,6%/3,7% no 2T'22, t/t SA) com  0% t/t crescimento do PIB no terceiro trimestre", ponderam.
 
Além disso. o mix diversificado de exportações torna o real menos vulnerável a riscos de crescimento da China. "Embora o aumento dos preços de algumas exportações pareça baixo (ferro, carvão e petróleo), as exportações de commodities agrícolas (soja, café e carne bovina) estão em até 4,75%/PIB agora versus ~2%/PIB há 5 anos (rolagem de 12 milhões) e deverá manter a balança comercial elevada (Julho: +4%/PIB 12 milhões)", completam. 

"Contudo, os resultados globais das políticas são muito melhores do que se temia anteriormente. O Brasil é um dos principais países com Overweight."
 
Outro ponto favorável ao país, de acordo com avaliação, é o "esforço de reforma em curso". O PIB nominal mais elevado e recente melhorias de crédito da agência de classificação fornecem uma narrativa positiva para investidores de crédito, com menos exposição às preocupações de crescimento dos EUA, segundo o banco. 

Para o mercado de ações especificamente, os analistas foram categóricos. "MSCI Brazil está entre os mercados com melhor desempenho neste ano, um aumento de cerca de 13%, à medida que a maioria dos setores de peso  subiu", explicam. 

Entre as maiores ações do Brasil, os analistas do UBS têm Buy ratings do Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4), Ambev (BVMF:ABEV3) e Petrobras (BVMF:PETR4) e uma avaliação de venda na Vale (BVMF:VALE3)
 
Situação dos emergentes 

Os mercados já parecem estar a precificar um mínimo cíclico no crescimento da China. Apesar de muita discussão em torno do abrandamento com o país asiático, os mercados têm estado notavelmente ordenados, na visão dos especialistas.

"O minério de ferro e o cobre quase não se movimentaram no ano, as ações sensíveis da China em DM subiram ~20% e o volume implícito do EM FX está no 21º percentil de sua faixa pós-GFC. Estimamos que os mercados estão a precificar um crescimento nominal do PIB chinês de aproximadamente 7%, indicando que um nível mínimo de crescimento cíclico já está precificado (no agregado). Esta falta de prêmios de risco e as nossas expectativas de não haver uma recuperação sustentada no setor imobiliário sugerem que a barreira para uma forte reavaliação da classificação dos mercados emergentes é elevada.", finalizam. 
 
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações