Eletrobras: Veja os fundos que permitem investir na empresa usando o FGTS

Investing.com

Publicado 02.06.2022 14:50

Atualizado 02.06.2022 20:57

Por Felipe Machado

Investing.com - O processo de privatização da Eletrobras (SA:ELET3) prevê que trabalhadores possam usar recursos do FGTS para adquirir ações da empresa. Os interessados poderão destinar até 50% dos recursos na operação, com limite mínimo de R$ 200.

O prazo de reserva de ações da Eletrobras com o FGTS começa nesta sexta-feira (3) e vai até a próxima quinta-feira (8). A oferta dos papéis acontece na próxima sexta (9), e o início das negociações será no dia 13 de junho.

Para fazer aplicação do FGTS em ações da Eletrobras é preciso adquirir cotas de Fundos Mútuos de Privatização (FMP-FGTS). Esses instrumentos são operados por instituições financeiras autorizadas pela CVM. Levantamento da Quantum Finance mostra os fundos disponíveis no momento e as taxas de administração dos mesmos. Confira no documento abaixo:

Apesar de não haver consenso sobre a atratividade de investir na privatização da Eletrobras em si, analistas ouvidos por Investing.com, no entanto, concordam que usar o FGTS para esse fim é uma boa oportunidade para o investidor.

Isso porque a rentabilidade do FGTS é uma das piores do mercado. “O FGTS rende a taxa referencial mais 3% ao ano, o que é menos que a poupança de agora e a inflação atual e histórica”, diz Gustavo Pazos, analista do time de Research da Warren.

O trabalhador que optar por usar os recursos do FGTS para comprar as ações da Eletrobras deverá manter os papéis por, no mínimo, um ano. "Como é um investimento para o longo prazo, quem comprar os papéis da Eletrobras ao longo dos anos vai obter bons resultados com a evolução da empresa pós-privatização, principalmente no próximo ano. A reestruturação vai beneficiar muito a empresa." avalia Fernando Bresciani, analista de investimentos do Andbank.

VEJA MAIS: Eletrobras: Vale a pena investir na privatização da empresa? E usar o FGTS?

Para realizar a operação, o trabalhador deverá autorizar uma instituição financeira a acessar os recursos do fundo por meio do app do FGTS. O órgão público criou um guia explicando o processo (pode ser visto neste link ).

Depois de autorizada, a aplicação no fundo escolhido é feita diretamente com a instituição financeira.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações