Em tour europeu, Lula mostra bom trânsito com líderes e marca contraste com Bolsonaro

Reuters

Publicado 19.11.2021 11:33

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - A cena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sendo recebido com honras pelo presidente da França, Emmanuel Macron, correu o Brasil e foi o ponto alto de uma viagem programada para causar exatamente o efeito que teve: lembrar ao eleitor brasileiro o bom trânsito que o ex-presidente teve e continua tendo no exterior.

Lula volta no sábado ao Brasil depois de uma semana de viagem a Europa em que, além de Macron, encontrou o provável próximo chanceler alemão, Olaf Scholz, o chefe de governo da Espanha, Pedro Sánchez, foi recebido e aplaudido no Parlamento Europeu, almoçou com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, participou de debates e seminários e recebeu um prêmio, o "Coragem Política", concedido pela revista francesa Política Internacional.

Uma das principais publicações do mundo na área, a Política Internacional tem 40 anos e, nesse período, só concedeu esse prêmio quatro vezes. Na plateia do ex-presidente estavam Nicolas Sarkozy, ex-presidente francês contemporâneo de Lula presidente, e François Hollande.

O encontro do ex-presidente com Macron, segundo o porta-voz do governo francês, Gabriel Attal, tratou de temas considerados "absolutamente essenciais": a economia depois da Covid-19 , o desmatamento, questões ambientais e climáticas --assuntos que levaram praticamente a uma crise diplomática entre Macron e o governo do presidente Jair Bolsonaro.

O encontro, previsto para ser de meia hora, durou mais de uma e, de acordo com o porta-voz, Macron considerou "pertinente" conversar com Lula sobre esses temas. Na mídia francesa, o péssimo relacionamento de Macron com Bolsonaro e o tratamento a Lula, considerado de "chefe de Estado em exercício", foi destacado.

Na Espanha, nesta sexta, o encontro com Lula foi destacado no Twitter por Pedro Sánchez. Os assuntos, segundo ele, foram aqueles que poderiam ser conversados com um presidente em exercício: a pandemia, a recuperação econômica, as mudanças climáticas.

Em um momento em que o Brasil se vê acuado com a pressão internacional sobre o aumento do desmatamento da Amazônia --essa semana, a Comissão Europeia propôs banir a importação de soja e carne sob risco de ligação com problemas ambientais-- o tema esteve no centro das conversas de Lula na Europa. Assim como os riscos dos avanços da extrema-direita pelo mundo.

Em entrevista em Paris, Lula negou que esteja buscando apoio internacional para sua candidatura à Presidência em 2022, mas deixou claro que sua intenção é recuperar a confiança no Brasil.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Estou viajando para dizer ao mundo que o que o Brasil tem de melhor é o povo brasileiro. O Brasil não se resume ao atual governante. O Brasil é infinitamente melhor do que o atual governo", disse. "Essa é a razão da minha viagem, recuperar a confiança no Brasil."

Não faltaram críticas de Lula ao atual governo, mas o nome de Bolsonaro praticamente não foi citado. Em entrevistas, discursos e conversas com membros da centro-esquerda, Lula se concentrou em tentar mostrar que o Brasil pode voltar a assumir uma liderança mundial --de preferência, com ele à frente.

Contemporâneo do ex-presidente, o ex-primeiro-ministro espanhol José Luiz Zapatero, do Partido Socialista Operário Espanhol, resumiu:

"Estaremos a seu lado para que se produza isso que se necessita em seu país e na Ibero-América, que é Lula presidente do Brasil novamente", disse em um discurso em um debate sobre desenvolvimento que Lula participou na quinta na Espanha.

Para o consultor político e CEO da Dharma Politics, Creomar de Souza, é importante levar em consideração o fato de que até agora todas as ações, falas e ocupações de espaços feitas por Lula têm sido muito bem medidas.

"A ideia de produzir falas em ambientes controlados tem sido a tônica deste movimento ou momento de pré-campanha, e seguindo esta lógica, o tour europeu também se encaixa neste premissa", disse Creomar à Reuters.

"Agora, diante de um cenário em que propositalmente o presidente Bolsonaro criou atritos com algumas contrapartes europeias, não deixa de ser também um diagnóstico de algumas das fissuras que foram construídas nos últimos anos e também de quão trabalhoso tenderá a ser, para qualquer político empossado na Presidência, o processo de reconstrução de uma imagem internacional normal a partir de janeiro de 2023", acrescentou.

h2 COMPARAÇÕES/h2

Coincidência ou não, na mesma semana em que Lula estava na Europa, Bolsonaro passou oito dias no Oriente Médio. Ao saber da comparação que estava sendo feita entre suas viagens e as de Lula, o presidente ficou claramente incomodado.

"Eu vi na Globo News: 'Bolsonaro decepciona, Lula é um sucesso'. Ah, pelo amor de Deus", disse aos jornalistas que acompanhavam sua viagem.

A comparação, no entanto, é inevitável. Há algumas semanas, durante a reunião do G20, em Roma, Bolsonaro ficou visivelmente isolado. Apesar dos esforços do Itamaraty, o governo brasileiro não conseguiu marcar reuniões bilaterais com nenhum dos demais chefes de Estado que estavam no encontro. A única agenda foi com o presidente da Itália, Sérgio Matarella, que, pelas regras diplomáticas, era obrigado a receber todos os presidentes da cúpula.