Embaixadora designada do Brasil recebe "agrément" da Venezuela

Reuters

Publicado 13.11.2023 20:05

BRASÍLIA (Reuters) - A embaixadora Glivânia Maria de Oliveira recebeu o "agrément" do governo da Venezuela para se tornar embaixadora do Brasil no país vizinho, informou o Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira.

A concessão do "agrément" é o rito diplomático que antecede o envio do nome da indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Senado para sabatina e votação. Oliveira é a atual diretora-Geral do Instituto Rio Branco.

A embaixada no Brasil na Venezuela fora fechada em 2020 durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro, que rompeu as relações com o governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e reconheceu o líder de oposição Juan Guaidó como representante oficial do país.

Logo após tomar posse, em janeiro, Lula retomou os laços com o governo Maduro e reabriu a embaixada, mas a representação ainda não tinha a indicação oficial de seu chefe. O embaixador Flávio Macieira fora enviado para exercer a função de encarregado de negócios, o primeiro diplomata a representar o Brasil na Venezuela desde 2020.

Para que a embaixada esteja formalmente funcionando, é necessário o "agrément" ao nome da indicada, e ela ainda precisa ser chancelada pelo Senado para ser efetivada no posto.

 

(Reportagem de Lisandra Paraguassu e Maria Carolina Marcello)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações