Fujimori admite derrota e Justiça Eleitoral do Peru vai anunciar vitória de Castillo

Reuters

Publicado 19.07.2021 19:39

Atualizado 19.07.2021 21:00

Por Marco Aquino

LIMA (Reuters) - A Justiça Eleitoral do Peru anunciou que nomeará nesta segunda-feira o socialista Pedro Castillo como vencedor da eleição presidencial do Peru, chamando-o de "presidente eleito" em um comunicado enviado a repórteres anunciando a cerimônia para esta noite.

O comunicado foi enviado depois que a candidata de direita, Keiko Fujimori, reconheceu a derrota na eleição, mas disse que o rival socialista venceu de maneira "ilegítima", e prometeu mobilizar seus apoiadores.

Castillo, professor de 51 anos, ganhou o segundo turno de 6 de junho pela estreita margem de 44.000 votos (50,12% dos votos contra 49,88%), mas o resultado oficial foi adiado por semanas devido a recursos apresentados por Fujimori com o objetivo de anular algumas cédulas por suposta fraude, apesar de poucas evidências.

"O Peru Livre (partido de Castillo) roubou milhares de votos de nós no dia das eleições", disse Fujimori em entrevista coletiva, na qual pediu uma grande mobilização de seus apoiadores contra o que descreveu como a proclamação "iminente e ilegítima" da vitória de Castillo.