Marrocos não apresentou pedido formal para ingressar no Brics, diz mídia estatal

Reuters

Publicado 19.08.2023 12:14

RABAT (Reuters) - O Marrocos não fez um pedido formal para ingressar no grupo Brics e não participará de sua cúpula na África do Sul, informou a agência de notícias estatal MAP neste sábado.

Citando uma fonte diplomática não identificada, a MAP rebateu uma declaração do ministro das Relações Exteriores da África do Sul, Anil Sooklal, que disse que o Marrocos estava entre as nações que buscam ingressar no bloco.

"A África do Sul se permitiu falar sobre os laços do Marrocos com o Brics sem consulta prévia", afirmou a agência.

O grupo das principais economias emergentes é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, mas sua expansão potencial será discutida na cúpula, e a África do Sul disse que mais de 40 países manifestaram interesse em ingressar.

O apoio diplomático da África do Sul à frente Polisario, apoiada pela Argélia, que busca estabelecer um Estado independente no Saara Ocidental, um território que o Marrocos considera como seu, estremeceu as relações entre os dois países.

O Marrocos não participará da reunião do Brics na África do Sul, disse o MAP, acrescentando: "A África do Sul sempre demonstrou, de fato, uma hostilidade primária em relação ao Marrocos e assumiu sistematicamente posições negativas e dogmáticas sobre a questão do Saara marroquino".

O Marrocos defende um multilateralismo não divisivo e tem bons laços com o restante dos países membros do Brics, acrescentou.

(Reportagem de Ahmed Eljechtimi)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações