Não aceitaremos uma farsa eleitoral, ameaça Bolsonaro

Reuters

Publicado 31.07.2021 14:16

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro voltou a subir o tom neste sábado e disse em discurso a apoiadores que não vai aceitar uma "farsa" nas eleições, insinuando - novamente sem provas - que haveria irregularidades nas urnas eletrônicas e defendendo a adoção do voto impresso para elas.

"Quando se fala em democracia, ela só existe quando existem também eleições limpas. Não é como um ou outro quer; é da forma que o povo deseja. Nós queremos eleições, nós queremos votar, mas não aceitaremos uma farsa como querem nos impor", ameaçou.

"Pode ter certeza: o soldado que vai à guerra e tem medo de morrer é um covarde. Jamais temerei alguns homens aqui no Brasil que querem impor a sua vontade. A vontade do Brasil é a vontade de Deus. E a vontade aqui na terra é a vontade de cada um de vocês", emendou ele em transmissão pelas redes sociais, depois de participar de uma motociata e outros eventos em Presidente Prudente (SP).

Na quinta-feira, o presidente fez uma live em que, apesar da promessa de que divulgaria uma "bomba", não apresentou provas do que seriam supostas irregularidades nas urnas eletrônicas. Foram apresentados apenas vídeos antigos da internet que já tinham sido desmentidos.

Em baixa nas pesquisas de intenção de voto e com a popularidade chamuscada por críticas ao enfrentamento da pandemia, Bolsonaro tem elevado a pressão sobre a adoção do voto impresso das urnas e já chegou a afirmar que poderia não aceitar o resultado das eleições no próximo ano pelo atual sistema.

Em outro momento da agenda no interior paulista no sábado, o presidente voltou novamente em discurso ao tema das eleições e disse que o que mais quer e tem feito é jogar dentro das quatro linhas da Constituição.

"O que eu mais quero, mais tenho feito é jogar dentro das quatro linhas da nossa Constituição e a alma da democracia é o voto de cada um de vocês e vocês tem de ter certeza de que em aqueles que vocês votaram o voto foi exatamente para aquela pessoa", disse durante o credenciamento de um hospital ao Sistema Único de Saúde.

"Não abrimos mão de eleições democráticas, limpas e confiáveis no ano que vem. Tudo se aperfeiçoa, é modernizado, apenas esse sistema continua praticamente idêntico daquele existente no seu nascedouro dos anos 90", destacou.

Apesar das falas do presidente, o atual sistema de votação é auditável e foi por meio dele em que ele próprio se elegeu para deputado federal várias vezes e presidente em 2018.

(Edição de Alexandre Caverni)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações