"Nós não ungimos reis": Nikki Haley mantém campanha e desafia Trump

Reuters

Publicado 20.02.2024 14:55

Por Gram Slattery

GREENVILLE, Carolina do Sul (Reuters) - A pré-candidata presidencial republicana Nikki Haley prometeu nesta terça-feia seguir em frente com sua candidatura, dizendo que "não ungimos reis neste país" e que ela não tem intenção de desistir após a disputa primária de sábado na Carolina do Sul pela indicação do partido.

"Não sinto necessidade de beijar o anel. E não tenho medo da retaliação de Trump", disse ela em um discurso em Greenville, na Carolina do Sul, onde as pesquisas apontam que será derrotada pelo ex-presidente Donald Trump nas primárias deste fim de semana.

Trump, que tem uma liderança esmagadora nas pesquisas nacionais, e seus aliados aumentaram a pressão sobre Haley para que ela desista da campanha depois de perder as quatro primeiras disputas pela nomeação por margens enormes.

Sua insistência em continuar com a candidatura à Casa Branca irritou a campanha de Trump, que zombou dela e ameaçou cortar os doadores que continuarem a lhe dar dinheiro.

"Não ungimos reis neste país. Temos eleições", disse Haley em seu discurso em seu Estado natal. "É por isso que me recuso a desistir. A Carolina do Sul votará no sábado. Mas no domingo eu ainda estarei concorrendo à Presidência. Não vou a lugar nenhum."

Haley, que foi governadora da Carolina do Sul de 2011 a 2017, está cerca de 60 pontos abaixo de Trump nas pesquisas nacionais, de acordo com uma média mantida pelo site de pesquisas e análises FiveThirtyEight.

Mais cedo nesta terça-feira, a campanha de Trump divulgou um documento argumentando que o ex-presidente está no caminho certo para conquistar matematicamente a indicação até 12 de março com base nos dados atuais.