Nova lei de segurança de Hong Kong entra em vigor em meio a temores pelas liberdades

Reuters

Publicado 23.03.2024 16:05

Por James Pomfret e Jessie Pang e Greg Torode

HONG KONG (Reuters) - Uma nova lei de segurança nacional entrou em vigor em Hong Kong neste sábado, apesar das crescentes críticas internacionais que a acusam de minar as liberdades na cidade controlada pela China e prejudicar sua reputação como centro financeiro internacional.

A lei, também conhecida como Artigo 23, entrou em vigor à meia-noite, dias depois de os parlamentares de Hong Kong, favoráveis a Pequim, a terem aprovado por unanimidade, acelerando a legislação para fechar o que as autoridades chamaram de lacunas na segurança nacional.

O chefe do executivo de Hong Kong, John Lee, disse que a lei "cumpriu uma missão histórica, fazendo jus à confiança depositada em nós pelas Autoridades Centrais (chinesas)".

Os Estados Unidos expressaram preocupação de que a lei possa desgastar ainda mais a autonomia da cidade e prejudicar a sua reputação como centro de negócios internacionais.

"Inclui disposições vagamente definidas sobre 'sedição', 'segredos de Estado' e interações com entidades estrangeiras que poderiam ser usadas para conter a dissidência", disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em comunicado.

A Austrália e o Reino Unido criticaram na sexta-feira a lei após uma reunião bilateral em Adelaide, expressando "profundas preocupações sobre a contínua erosão sistémica da autonomia, das liberdades e dos direitos" em Hong Kong.

As Nações Unidas e a União Europeia ressaltaram recentemente a aprovação extremamente rápida da lei, com uma consulta pública limitada, por um legislativo que foi reestruturado nos últimos anos para remover os democratas da oposição.

As autoridades de Hong Kong, no entanto, "condenaram veementemente tais manobras políticas com observações distorcidas, deturpadas, alarmistas e que espalham o pânico".

(Por James Pomfret, Jessie Pang e Greg Torode em Hong Kong, Ben Blanchard em Taipé; reportagem adicional de Costas Pitas e David Brunnstrom em Washington e Hollie Adams e Yann Tessier em Londres)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações