Número de mortos na Ucrânia após grande ataque aéreo russo sobe para 39

Reuters

Publicado 30.12.2023 12:13

KIEV (Reuters) - O número de mortos no maior ataque aéreo da Rússia à Ucrânia subiu para 39 no sábado, enquanto as equipes de resgate continuavam a limpar os destroços e escombros do bombardeio, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy.

A Rússia lançou 158 mísseis e drones em cidades e vilas em toda a Ucrânia na sexta-feira, no que as autoridades ucranianas descreveram como o pior bombardeio aéreo desde o início da guerra em fevereiro de 2022.

"Os trabalhos para limpar as consequências do ataque russo de ontem ainda estão em andamento. Quase 120 cidades e vilarejos, centenas de objetos civis sofreram", disse Zelenskiy no aplicativo de mensagens Telegram.

Zelenskiy disse que 39 pessoas foram mortas e 159 ficaram feridas nos ataques que envolveram diferentes tipos de mísseis balísticos e de cruzeiro e drones de fabricação iraniana. A defesa aérea ucraniana afirmou ter abatido 87 mísseis russos e mais de 30 drones.

Na capital Kiev, pelo menos 16 pessoas foram mortas, o maior número de mortes de civis na cidade durante quase 22 meses de guerra, disse o prefeito Vitali Klitschko. A cidade anunciou um dia de luto pelas vítimas em 1º de janeiro.

Klitschko disse que as equipes de resgate continuavam a remover os escombros em Kiev, onde um armazém e vários edifícios residenciais e comerciais foram atingidos.

Os esforços de resgate continuaram em outras cidades e vilarejos no centro, sul e oeste do país, segundo as autoridades locais. As autoridades locais corriam para ajudar a consertar milhares de janelas quebradas em prédios residenciais e para restaurar o aquecimento.

O clima está anormalmente quente para o inverno na maior parte da Ucrânia, com temperaturas oscilando em torno de 4 graus Celsius, mas os meteorologistas esperam uma queda para zero no final da semana.

(Por Olena Harmash)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações