"Oppenheimer" lidera indicações ao prêmio Bafta de cinema

Reuters

Publicado 18.01.2024 10:51

LONDRES (Reuters) - O drama histórico "Oppenheimer", um dos principais filmes do ano passado, liderou as indicações ao prêmio Bafta, nesta quinta-feira, garantindo 13 indicações.

"Oppenheimer", sobre a criação da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial, foi seguido pela comédia gótica carregada de sexo "Pobres Criaturas", com 11 indicações.

"Assassinos da Lua das Flores", de Martin Scorsese, sobre os assassinatos de membros da nação indígena Osage na década de 1920, e "Zona de Interesse", que conta a história de uma família que vive ao lado de Auschwitz, receberam nove indicações.

"Oppenheimer", "Pobres Criaturas" e "Assassinos da Lua das Flores" concorrerão ao prêmio principal da cerimônia anual, o de melhor filme, juntamente com o drama de tribunal "Anatomia de Uma Queda" e "Os Rejeitados", uma comédia ambientada em um internato para meninos.

"Foi um ano excepcional para o cinema, representado pelos 38 filmes indicados hoje", disse Anna Higgs, presidente do comitê de filmes do Bafta, em um comunicado.

"Eles apresentam vozes ambiciosas, criativas e extremamente impressionantes, de estreias britânicas independentes a sucessos de bilheteria globais, de questões morais complexas a jornadas alegres de autodescoberta. Em última análise, todos eles exploram a conexão humana."