Otan espera que Turquia não barre adesão de Finlândia e Suécia à aliança

Reuters

Publicado 15.05.2022 16:07

Por Humeyra Pamuk e John Irish e Johan Ahlander

BERLIM/ESTOCOLMO (Reuters) - A Otan e os Estados Unidos disseram neste domingo estarem confiantes em que a Turquia não irá impedir o ingresso de Finlândia e Suécia na aliança militar ocidental, depois que os dois países nórdicos deram passos importantes para se juntarem ao bloco em resposta à invasão russa na Ucrânia.

"Estou confiante de que seremos capazes de absorver as preocupações expressas pela Turquia de forma que a adesão dos dois países não atrase", disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.

O presidente finlandês Sauli Niinisto confirmou neste domingo que seu país irá ingressar na Otan, enquanto o partido sueco governista, os social-democratas, anunciaram uma mudança de política oficial que abre caminho para que o país formalize o pedido de adesão dentro de alguns dias.

A primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, disse que irá ao parlamento na segunda-feira para garantir apoio à solicitação de entrada, que aliados da Otan esperam que seja feita em conjunto com a Finlândia.

A Turquia, que surpreendeu seus aliados nos últimos dias ao dizer que tem ressalvas a respeito das adesões de Finlândia e Suécia, apresentou suas demandas neste domingo durante uma reunião de ministros das Relações Exteriores em Berlim.

Ancara pede que os países nórdicos suspendam o apoio a grupos militantes curdos presentes em seu território e suspendam também as proibições de algumas vendas de armas para a Turquia.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se recusou a entrar em detalhes sobre as conversas a portas fechadas em Berlim, mas fez eco ao posicionamento de Stoltenberg.

"Estou muito confiante de que chegaremos a um consenso sobre isso", disse Blinken a repórteres, acrescentando que a Otan é "um lugar para o diálogo".

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse que as conversas com colegas suecos e finlandeses em Berlim foram úteis. Os dois países fizeram sugestões para responder às demandas de Ancara, que a Turquia analisará nos próximos dias, enquanto a Turquia forneceu provas de que terroristas estão presentes em seu território, disse ele.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações