Patinadora russa Valieva é suspensa por doping e equipe perde ouro olímpico

Reuters

Publicado 29.01.2024 11:59

Por Gabrielle Tétrault-Farber

GENEBRA (Reuters) - A patinadora artística russa Kamila Valieva recebeu uma suspensão de quatro anos por doping, informou a Corte Arbitral do Esporte nesta segunda-feira, tirando efetivamente do Comitê Olímpico Russo (ROC) sua medalha de ouro no evento por equipes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022.

"Kamila Valieva cometeu uma violação da regra antidoping e foi sancionada com um período de quatro anos de inelegibilidade a partir de 25 de dezembro de 2021", disse a corte com sede em Lausanne em um comunicado.

A CAS acrescentou que todos os resultados oficiais obtidos desde essa data serão anulados, incluindo a medalha de ouro que ela ajudou a ROC a conquistar na prova por equipe nos Jogos de 2022.

O painel da CAS determinou que não havia margem para que Valieva, que tinha 15 anos na época, fosse tratada com mais clemência do que um adulto que tivesse cometido uma violação da regra antidoping.

Valieva testou positivo para a substância proibida trimetazidina, que previne a angina, no campeonato nacional russo em dezembro de 2021. Sua equipe disse que o teste positivo pode ter sido devido a uma confusão com a medicação para o coração de seu avô.

O resultado do teste positivo de doping só foi divulgado um dia depois que ela ajudou o ROC a ganhar o ouro na prova de equipe nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em fevereiro de 2022.

Valieva, que se tornou a primeira mulher a fazer um salto quádruplo nas Olimpíadas durante o evento por equipe, era a favorita para levar o ouro individual, mas perdeu a medalha individual depois de cair para o quarto lugar com um skate livre cheio de erros.