Presidente afegão realiza discussões urgentes, enquanto o Talibã toma cidade próxima a Cabul

Reuters

Publicado 14.08.2021 13:37

CABUL (Reuters) - O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, realizou discussões urgentes com líderes locais e parceiros internacionais neste sábado, enquanto rebeldes do Talibã se aproximam de Cabul, após terem capturado um município ao sul da capital que é um dos corredores para a cidade.

Os Estados Unidos e o Reino Unido deslocaram tropas às pressas para ajudar a evacuar as suas embaixadas, após os militantes assumirem o controle da cidade. Forças estrangeiras que apoiaram o governo estão se retirando do país.

Muitos afegãos fugiram das províncias para a capital, motivados pelos combates e temendo a volta de um domínio islâmico de linha-dura, enquanto desmorona a resistência das forças do governo afegão.

"Como seu presidente, meu foco é impedir que haja mais instabilidade, violência e deslocamento do meu povo", disse Ghani, em um curto discurso televisionado. Ele acrescentou que estava consultando líderes do governo, anciões, políticos e internacionais.

Ele não sinalizou nenhuma resposta à exigência do Talibã para que renunciasse como uma condição para começar discussões sobre um cessar-fogo e um acordo político, dizendo que sua prioridade continuava a ser a consolidação das forças de segurança e defesa do país.

"Medidas sérias estão sendo tomadas em relação a isso”, disse, sem entrar em detalhes.

O Catar, que tem sediado conversas até agora inconclusivas em busca de paz entre o governo do Afeganistão e o Talibã, afirmou neste sábado que havia pedido um cessar-fogo aos rebeldes durante uma reunião com seus representantes neste sábado.

Uma autoridade do governo afegão confirmou na sexta-feira que Kandahar, a maior cidade do sul, estava sob o controle do Talibã, enquanto as forças internacionais lideradas pelos EUA completam a sua retirada após 20 anos de guerra.

Herat, no oeste, perto da fronteira com o Irã, também caiu nas mãos do grupo.

 

(Reportagem de Cabul Bureau)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações