Presidente da Colômbia reconhece queixas de manifestantes após cenas de violência em Cali

Reuters

Publicado 10.05.2021 14:33

Atualizado 10.05.2021 14:48

BOGOTÁ (Reuters) - O presidente da Colômbia, Iván Duque, disse que questões abordadas por manifestantes jovens serão incluídas nos debates nacionais que visam conter quase duas semanas de protestos antigoverno ao fazer uma visita breve a Cali, palco de cenas de violência no final de semana.

Duque se reunirá ainda nesta segunda-feira com líderes grevistas na capital Bogotá.

As manifestações começaram em 28 de abril, atiçadas pela revolta contra uma reforma tributária que teria aumentado os impostos sobre vendas. A proposta foi descartada, mas agora as exigências dos manifestantes incluem uma renda básica e a retirada de uma reforma de saúde longamente debatida que oponentes dizem ser vaga demais para corrigir desigualdades.

"Sabemos que precisamos priorizar uma série de intervenções que são necessárias para gerar esperança e um futuro para os jovens", disse Duque, listando a educação gratuita nas universidades públicas, a participação política e o empreendedorismo como temas a serem debatidos.

O ouvidor de direitos humanos do país relatou 26 mortes desde que os protestos começaram, mas disse que sete não têm relação com as marchas propriamente ditas.

A entidade Human Rights Watch disse ter relatos de 38 mortes, e o grupo de direitos humanos Temblores e o instituto Indepaz relataram 47 mortes, a maioria cometida pela polícia.

Embora Duque tenha insistido inicialmente que não iria a Cali, que se tornou um epicentro dos protestos, fez uma visita de madrugada depois que os confrontos deixaram uma dúzia de feridos.

(Por Oliver Griffin e Luis Jaime Acosta)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações