Renda fixa: Com juros altos e ciclo incerto, Mirae prefere títulos pós-fixados

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 12.02.2023 06:00

Atualizado 13.02.2023 09:36

Investing.com – Com ciclo de juros ainda incerto neste ano e tensões entre o executivo e o Banco Central, a estratégia de aplicações em títulos atrelados à inflação segue atrativa, com preferência para os pós-fixados, segundo a Mirae Asset.

Em relatório divulgado aos clientes e ao mercado, a Mirae afirma que o ambiente de continuidade da taxa de juros básica da economia brasileira, a Selic, em patamares altos reforça essa sugestão, principalmente com vencimentos intermediários.  

De acordo com a Mirae, seguem como pontos de foco do investidor “as mudanças nas diretorias do BCB, na possibilidade de substituição por quadros alinhados ao PT e a polêmica em torno das metas de inflação. Tal cenário tende a afetar a demanda por prefixados e estimular os pós-fixados”, aponta a Mirae, que não espera o fechamento da curva no curto prazo. Por outro lado, o nível de incerteza sobre a política econômica deve “abrir a curva de longo prazo”, mais inclinada.

h2 Cenário de juros local e externo/h2

A Mirae lembra que o Banco Central assumiu uma postura considerada mais hawkish nos pronunciamentos e nos comunicados, citando a deterioração fiscal como um problema, o que comprometeria a política monetária.

Enquanto isso, no mercado externo, a Mirae avalia que o pior vai ficando para trás, diante da diminuição das pressões inflacionárias e receios de que as políticas monetárias contracionistas resultem em recessão.

Enquanto o Federal Reserve, que é a autoridade monetária americana, desacelerou o ritmo de alta nas fed funds para 0,25 ponto percentual na última decisão, a Mirae espera mais um ou dois ajustes na mesma magnitude nos próximos anúncios, a depender dos indicadores.

Já o Banco Central Europeu (BCE) elevou os juros em fevereiro em 0,5 ponto percentual, sendo que a Mirae espera outro ajuste de 0,5 ponto percentual, talvez outro em março, alcançando um pico entre 3% e 3% de taxa terminal, que deve ser mantida por tempo prolongado.

O Banco da Inglaterra (BoE) deve seguir o mesmo movimento do BCE, na visão da Mirae, ainda que com um ritmo distinto, diante de um cenário mais delicado. O Bank of England subiu a taxa de juros em 0,5 p.p., a 4,0% na última reunião de fevereiro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações