Rio e São Paulo adiam desfiles de escolas de samba para abril por avanço da Ômicron

Reuters

Publicado 21.01.2022 20:07

(Reuters) - As prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo anunciaram nesta sexta-feira o adiamento dos desfiles das escolas de samba das duas cidades para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril, por entenderem que não seria seguro realizar os eventos nos dias de Carnaval, em fevereiro, devido ao aumento de casos de Covid-19 provocado pela altamente transmissível variante Ômicron.

A decisão foi divulgada após reunião entre os prefeitos Eduardo Paes, do Rio, e Ricardo Nunes, de São Paulo, acompanhados de seus respectivos secretários de Saúde. Segundo as prefeituras, a decisão foi apoiada pelas ligas das escolas de samba das cidades.

"Infelizmente a gente não tem condições sanitárias para fazer o Carnaval na data que estava prevista", disse o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, a jornalistas.

"A variante Ômicron muda todo o cenário epidemiológico... Abril é muito mais seguro. Acompanhando a curva de todos os outros países, é muito difícil que a variante Ômicron avance até lá", acrescentou.

O Brasil vive atualmente o pico de casos de Covid-19, com média de quase 120 mil casos diários nos últimos sete dias, devido ao avanço da Ômicron.

Tanto Rio quanto São Paulo, assim como diversas outras cidades, já tinham cancelado o Carnaval de rua por receios com a disseminação do vírus, mas os desfiles de escolas de samba foram mantidos por serem considerados com mais chances de controle sanitário, como exigência de vacinação e uso de máscara.

Ainda assim, as autoridades de Rio e São Paulo preferiram adiar os eventos para garantir uma margem maior de segurança.

"O adiamento é por questão de segurança, um adiamento necessário", disse Soranz. "Ninguém quer fazer Carnaval acima de vidas, a qualquer custo. É uma triste decisão recomendar o adiamento do Carnaval, mas as vidas estão em primeiro lugar."

 

(Por Pedro Fonseca)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações