Rússia lança maior ataque com drones na capital ucraniana

Reuters

Publicado 28.05.2023 13:34

Por Valentyn Ogirenko e Gleb Garanich

KYIV (Reuters) - A Rússia lançou ondas de ataques aéreos em Kiev durante a noite, no que autoridades disseram ser aparentemente o maior ataque com drones à cidade desde o início da guerra, enquanto a capital ucraniana se preparava para comemorar o aniversário de sua fundação neste domingo.

A Força Aérea da Ucrânia disse que derrubou 52 dos 54 drones lançados pela Rússia, chamando o caso de um ataque recorde com drones 'kamikaze' de fabricação iraniana. Não está claro quantos dos drones acertaram Kiev.

No que também pareceu ser o primeiro ataque a Kiev com vítimas neste mês de maio e o 14º ataque no geral só neste mês, destroços que caíram mataram um homem de 41 anos, disse o prefeito Vitali Klitschko.

Os ataques antes do amanhecer ocorreram no último domingo de maio, quando a capital celebra o Dia de Kiev, aniversário de fundação oficial da cidade há 1.541 anos. O dia é normalmente marcado por feiras de rua, concertos ao vivo e exposições especiais em museus --planos também foram feitos para este ano, ainda que em menor escala.

"A história da Ucrânia é motivo de irritação de longa data para os russos inseguros", disse Andriy Yermak, chefe do gabinete do presidente Volodymyr Zelenskiy, em seu canal no Telegram.

A Força Aérea disse no Telegram que a Rússia tinha como alvo instalações militares e de infraestrutura nas regiões centrais da Ucrânia, e na região de Kiev em particular.

A Reuters não conseguiu verificar as informações de maneira independente.

Moscou intensificou os ataques aéreos após uma pausa de quase dois meses, visando principalmente locais e suprimentos militares. Estas ondas de ataques agora ocorrem várias vezes por semana.

Os ataques deste domingo ocorreram depois de Kiev divulgar que os combates diminuíram em torno da cidade sitiada de Bakhmut, no sudeste da Ucrânia, local da batalha mais longa desde o início da invasão.

Serhiy Popko, chefe da administração militar de Kiev, disse que o ataque foi realizado em várias ondas e que os alertas aéreos duraram mais de cinco horas.