Setor de educação: Santander diz que 2024 será competitivo para estas ações

Investing.com  |  Autor Marianne Paim

Publicado 19.12.2023 16:13

Investing.com - Analistas do Satander esperam que o ambiente competitivo do mercado educacional brasileiro permaneça racional. Em relatório divulgado nesta terça-feira (19), o banco espera que a racionalidade continue impulsionando melhores preços no segmento presencial, com maior potencial de expansão de margens em 2024. Os especialistas apontam ainda quais as ações devem se beneficiar com estas mudanças.

A alavancagem do sector permanece acima dos níveis históricos, e os cortes nas taxas de juro deverão impulsionar ainda mais o EPS, que esperamque aumente em média 110% também no ano que vem. No entanto, o documento aponta debates-chave sobre a expansão do FIES, Mais Médicos III e potencial regulamentação do ensino a distância (EAD) impulsionando o sentimento do setor. 

"[A nossa] avaliação do setor permanece atraente, embora as empresas tenham sido reavaliadas de níveis baixos durante 2023. Em nossa opinião, há uma chance menor de nova reclassificação, a menos que vejamos uma temporada de ingestão mais forte no 1S24 e menor ruído regulatório no segmento de ensino a distância. FIES, Mais Médicos III e potencialmente nova regulamentação no segmento EAD provavelmente dominarão discussões em 2024. O potencial novo FIES parece destinado a ser pequeno, seguindo o Ministério do Ministério da Educação (MEC) comenta sobre um programa de 100 mil alunos/ano. Mesmo assim, poderia ser positivo para o setor. O Mais Médicos III representa uma grande oportunidade para a educação", avaliam Caio Moscardini, Karoline Correa e Guilherme Gripp.

Os analistas opinaram sobre estas ações do setor: 

Anima (BVMF:ANIM3): A primeira escolha, sua estratégia de melhoria do capital de giro e potenciais benefícios do FIES, juntamente com riscos regulatórios mais baixos e valorização atraente, a tornam uma escolha atraente.

Yduqs (BVMF:YDUQ3): Em segundo lugar da  lista, sua força operacional, portfólio diversificado e potencial do FIES/Mais Médicos são atraentes, embora a exposição ao EAD exija cautela

Vitru (NASDAQ:VTRU) A ação mais barata sob cobertura, oferecendo 11% de alta mesmo em um cenário pessimista com crescimento restrito do EAD.

Cogna (BVMF:COGN3): Forte potencial na educação básica, mas sua valorização premium mantém a cautela por enquanto, na visão dos especialistas. "A avaliação nos impede de ser mais construtivos. Em nossa opinião, a Cogna parece preparada para entregar outro desempenho positivo durante 2024, impulsionado principalmente pelos negócios de educação básica, que estão preparadas para gerar um crescimento de receita de dois dígitos e margens mais altas", completam.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações