Ucrânia descobre fraude na aquisição de armas, diz serviço de segurança

Reuters

Publicado 28.01.2024 12:19

(Reuters) - O serviço de segurança da Ucrânia (SBU)  disse no sábado que havia descoberto um esquema de corrupção na compra de armas pelas forças armadas do país, totalizando o equivalente a cerca de 40 milhões de dólares.

O anúncio da fraude, confirmada pelo Ministério da Defesa da Ucrânia, terá uma enorme repercussão em um país assolado pela invasão russa de quase dois anos.

A luta para erradicar a corrupção endêmica continua sendo uma questão importante enquanto a Ucrânia pressiona sua tentativa de garantir a adesão à União Europeia.

"De acordo com a investigação, antigos e atuais funcionários de alto escalão do Ministério da Defesa e diretores de empresas afiliadas estão envolvidos no desfalque", disse a SBU.

O desvio, segundo a investigação, envolveu a compra de 100.000 projéteis de morteiro para as forças armadas.

A SBU disse que um contrato para os projéteis foi fechado com o Lviv Arsenal em agosto de 2022 - seis meses após o início da guerra - e o pagamento foi feito antecipadamente, com alguns fundos transferidos para o exterior.

Mas nenhuma arma foi fornecida, segundo o comunicado, e alguns fundos foram transferidos para outras contas no exterior.