Uefa fará parte da organização do prêmio Bola de Ouro a partir de 2024

Reuters

Publicado 03.11.2023 12:26

(Reuters) - A Uefa fez uma parceria com o Groupe Amaury para co-organizar o prestigioso prêmio Bola de Ouro a partir de 2024, informou o órgão regulador do futebol europeu nesta sexta-feira.

O Groupe Amaury, proprietário dos veículos France Football e L'Équipe, continuará sendo o proprietário da marca Bola de Ouro e supervisionando o sistema de votação para que ele permaneça independente.

A Uefa disse que organizará a cerimônia anual e comercializará seus direitos comerciais globais, acrescentando dois novos prêmios para o melhor técnico de futebol masculino e de futebol feminino do ano.

A parceria significa que os prêmios da Uefa para o melhor jogador e o melhor técnico deixarão de existir. Mas o órgão continuará apresentando o Prêmio Presidente, bem como os prêmios para o melhor jogador em cada uma de suas competições.

"Por quase 70 anos, a Bola de Ouro tem sido o prêmio individual de maior prestígio no mundo do futebol e é um testamento da extraordinária habilidade, dedicação e impacto das lendas do jogo e sua marca duradoura na história do esporte", disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.

"As competições de clubes e seleções nacionais da Uefa são consideradas os maiores palcos globais para jogadores de elite, muitas vezes desempenhando um papel fundamental na candidatura de um jogador a grandes honras e seu lugar no panteão do futebol."

"A Uefa e a Bola de Ouro são sinônimos de excelência esportiva, portanto, nossa parceria será uma mistura natural de proeminência e uma sinergia que promete ser nada menos que excepcional."