XP revisa previsão do Ibovespa para 135.000 pontos no fim do ano

Investing.com

Publicado 01.09.2021 15:54

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - A XP atualizou a sua previsão para o Ibovespa de 145.000 para 135.000 pontos no fim do ano, levando em consideração o aumento das taxas de juros de longo prazo e o rápido crescimento dos resultados. Por causa dos riscos fiscais e políticos, as metas de múltiplos P/L e EV/EBITDA também foram reduzidas de 12x para 9,5x, e de 7,0x para 6,0x, respectivamente.

Segundo o relatório, a expectativa é que o mercado levará mais tempo para “voltar às médias históricas” por causa dos riscos e da discussão sobre a sustentabilidade dos altos preços das commodities. Ainda assim, a XP enxerga uma relação de risco/retorno bastante favorável nos preços atuais para as ações brasileiras.

O Ibovespa variou positivamente apenas 0,06% desde o começo do ano, enquanto os índices dos EUA e Europa subiram entre 15% e 20%. No último mês, o índice brasileiro recuou quase 2,50%, enquanto os americanos e europeu valorizaram entre 2% e 4%. Isso, de acordo com o relatório, está relacionado com o agravamento da crise política, a indefinição da reforma tributária e as dúvidas a respeito da saúde fiscal do país.

h2 Carteira de setembro/h2

Para setembro, a XP optou por indicar Weg (SA:WEGE3) no lugar da Sul América (SA:SULA11) nas suas recomendações. Em agosto, a carteira de ações caiu -4,3%, enquanto o Ibovespa terminou o mês com uma queda de -2,5%.

LEIA MAIS: Ativa coloca Petz no lugar da Yduqs na carteira e ajuda exposições para setembro

A seleção também é composta por B3 (SA:B3SA3), Arezzo (SA:ARZZ3), Localiza (SA:RENT3), Klabin (SA:KLBN11), Multiplan (SA:MULT3), Vale (SA:VALE3) e Lojas Americanas (SA:LAME4) com uma participação de 10% cada, além de 5% de Assaí (SA:ASAI3) e 15% de Rede D'Or (SA:RDOR3).

A saída da Sul América foi motivada pelo avanço da variante delta do coronavírus e pela expectativa de maior sinistralidade no curto prazo. Já a indicação da Weg está relacionada com os fortes resultados operacionais, a retomada de investimentos globais e portfólio diversificado, que compensa os riscos políticos nacionais com uma maior exposição a outros mercados.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações