BC do Japão remove cronograma para atingir meta de inflação, mantém política monetária

Reuters  |  Autor 

Publicado 27.04.2018 07:24

BC do Japão remove cronograma para atingir meta de inflação, mantém política monetária

Por Leika Kihara e Stanley White

TÓQUIO (Reuters) - O banco central do Japão manteve a política monetária nesta sexta-feira mas descartou um cronograma que havia determinado para atingir a meta de inflação, em um movimento inesperado que analistas dizem ter o objetivo de manter sob controle as expectativas do mercado por mais estímulo.

O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, alertou para os riscos de baixa que ofuscam o cenário de preços, tais como a relutância das empresas em elevar salários, destacando os desafios para erradicar a mentalidade de deflação.

Economistas dizem que a minguante convicção que as autoridades têm sobre sua capacidade de conduzir os preços ao consumidor está por trás da decisão do banco central de retirar as referências sobre o período em que a inflação deve atingir a meta de 2 por cento.

"Embora não haja desafios ao nosso compromisso de alcançar nossa meta de preços o mais cedo possível, existe uma incerteza considerável sobre as perspectivas", disse Kuroda em entrevista à imprensa.

Ele reconheceu as percepções públicas de que os movimentos futuros dos preços não estão mudando tanto quanto ele esperava, dizendo que as expectativas de inflação no médio e longo prazo entre as empresas e as famílias não estão acelerando.

Kuroda destacou que a omissão de um cronograma para a meta tem o objetivo de impedir que os mercados apostem em um afrouxamento adicional cada vez que o Banco do Japão adiar o momento para atingir a meta de preços.

Economistas dizem que a medida tem o objetivo de criar uma estrutura melhor para o banco central se comunicar com os mercados.

Como esperado, o Banco do Japão manteve a promessa de guiar a taxa de juros de curto prazo em -0,1 por cento e o rendimento do título de 10 anos em torno de zero.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações