Confiança da construção volta a subir em março, diz FGV

Reuters  |  Autor 

Publicado 26.03.2018 08:33

Confiança da construção volta a subir em março, diz FGV

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança da construção brasileira voltou a subir em março após uma pausa no mês anterior, com percepção melhor tanto sobre a situação atual quanto sobre o futuro, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança da Construção (ICST) do país teve em março alta de 0,7 ponto e atingiu 82,1 pontos.

"O resultado de março mostra que a confiança empresarial retomou a trilha de recuperação observada desde junho do ano passado, fechando o trimestre com alta relevante, o que reforça as projeções de crescimento setorial", disse em nota a coordenadora de Projetos da Construção da FGV IBRE, Ana Maria Castelo, alertando entretanto que "os sinais positivos ainda estão restritos a poucas atividades".

O Índice da Situação Atual (ISA-CST) subiu 0,9 ponto, a 71,4 pontos, o maior patamar desde julho de 2015, ajudado pelo impulso no índice que mede a percepção sobre a situação atual da carteira de contratos.

Já o Índice de Expectativas (IE-CST) teve alta de 0,5 ponto, a 93,2 ponto, influenciado pela alta do indicador que mede a demanda para os próximos três meses.

O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor, informou ainda a FGV, recuou pelo segundo mês consecutivo, caindo 0,5 ponto percentual, e chegando a 65 por cento.

Em nota separada, a FGV divulgou que o Índice Nacional de Custo da Construção–M (INCC-M) acelerou a alta a 0,23 por cento em março, de 0,14 por cento em fevereiro.

O resultado do setor de construção acompanha o da confiança do consumidor, que voltou a melhorar em março diante do aumento na intenção de compra nos próximos meses.

(Por Taís Haupt)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações