Economia da Alemanha ainda cresce mas perdeu força, diz banco central

Reuters  |  Autor 

Publicado 22.05.2018 08:59

Economia da Alemanha ainda cresce mas perdeu força, diz banco central

FRANKFURT (Reuters) - O crescimento da economia alemã, a maior da Europa, continua robusto mas o ímpeto provavelmente enfraqueceu e o risco de uma guerra comercial global permanece, disse o banco central do país nesta terça-feira em um relatório econômico mensal.

Grande parte da queda do crescimento no primeiro trimestre se deveu a fatores excepcionais, de modo que uma recuperação ainda é provável, mesmo se o ritmo de crescimento geral também tenha desacelerado um pouco, disse o Bundesbank.

"Esperávamos que o boom na Alemanha continuasse", disse o Bundesbank. "No entanto, o momento econômico pode ter enfraquecido antes do esperado para uma taxa de expansão apenas ligeiramente acima do crescimento potencial".

O crescimento da Alemanha caiu para 0,3 por cento no primeiro trimestre, a menor leitura em seis trimestres, levantando a preocupação de que o motor de crescimento da Europa estivesse perdendo força e sugerindo que a expansão de cinco anos da zona do euro pode ter atingido o pico.

A desaceleração ocorre em um momento delicado para o Banco Central Europeu (BCE), que está debatendo se deve ou não encerrar um esquema de compra de bônus de 2,55 trilhões de euros, satisfeito que o crescimento esteja forte o suficiente para gerar a necessária inflação.

Mas o Bundesbank descartou algumas dessas preocupações, argumentando que a desaceleração deve ser vista no contexto de um momento excepcionalmente forte desde meados de 2016.

Ainda assim, os riscos de queda para o crescimento global permanecem, particularmente com relação à política comercial dos EUA e sua disputa com a China, que pode provocar uma guerra comercial mais ampla, acrescentou o Bundesbank, repetindo sua preocupação com o atrito comercial.

(Por Balazs Koranyi)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações