Economia da zona do euro cresce mais rápido que o esperado no 3° tri; inflação desacelera em outubro

Reuters

Publicado 31.10.2017 09:40

Economia da zona do euro cresce mais rápido que o esperado no 3° tri; inflação desacelera em outubro

BRUXELAS (Reuters) - A economia da zona do euro cresceu mais rápido do que o esperado no terceiro trimestre e o desemprego caiu para a mínima de quase nove anos, mas a inflação ao consumidor desacelerou novamente em outubro após dois meses de altas, mostraram as primeiras estimativas e dados nesta terça-feira.

A agência de estatística da União Europeia, Eurostat, estimou que o Produto Interno Bruto dos 19 países que compartilham o euro cresceu 0,6 por cento entre julho e setembro ante os três meses anteriores e 2,5 por cento contra o mesmo período de 2016.

Os economistas consultados pela Reuters esperavam uma alta trimestral de 0,5 por cento e de 2,4 por cento na base anual.

O crescimento econômico ajudou a reduzir o desemprego da zona do euro para o nível mais baixo desde janeiro de 2009, superando as expectativas do mercado.

A taxa de desemprego caiu para 8,9 por cento ou 14.513 milhões de pessoas em setembro, ante 9,0 por cento ou 14,609 milhões em agosto. Os economistas entrevistados pela Reuters esperavam uma taxa de desemprego de 9,0 por cento.

Mas o aumento dos preços ao consumidor em outubro desacelerou para 1,4 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, mostrou uma estimativa do Eurostat, ante 1,5 por cento nos dois meses anteriores.

Isto foi principalmente devido à alta mais lenta dos preços da energia, que subiram 3,0 por cento em relação ao ano anterior em outubro, desacelerando ante os 3,9 por cento em setembro e ofuscando a alta de 2,8 por cento dos preços de alimentos não processados, que subiram 1,5 por cento em setembro.

Medida sem estes dois componentes mais voláteis, a inflação desacelerou para 1,1 por cento em outubro, contra 1,3 por cento em setembro.

O Banco Central Europeu quer manter o índice de inflação perto de 2 por cento em um horizonte de dois anos. Na semana passada o BCE decidiu prorrogar seu programa de compras de títulos governamentais que injeta dinheiro para o setor bancário, embora reduzindo seu tamanho.

(Por Jan Strupczewski)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações